CETI de Corrente realiza Feira de Ciências

 

Os cursos de Ensino Médio Técnico em Enfermagem, Administração e Informática do Centro Estadual de Tempo Integral Dr Dionísio Rodrigues Nogueira de Corrente - Pi, realizam sua Feira de Ciências na sede da escola, nesta sexta, 01 de setembro a partir das 8 horas.


A Feira de Ciências consiste numa exposição de objetos e experimentos consubstanciados pelas ciências: biológica, física, matemática e química, através dos temas: Química em ação: O mundo das relações químicas; Animais e plantas: Conhecer para aprender; Enfermagem: Educação e Saúde; Matemática em todo lugar: Construção matemática e ilusão ótica; Economia e sustentabilidade, dispostos em stands, sob orientações dos professores das referidas disciplinas.


Para a diretora da escola, Priscila de Souza Barbosa, a realização da I Feira de Ciências no CETI Dr Dionísio Rodrigues Nogueira é a concretização de um planejamento feito por professores ainda na semana pedagógica. "Decidimos que realizaríamos projetos interdisciplinares envolvendo todas as áreas do conhecimento. Este evento é fruto da orientação da equipe de professores da área de Ciências da natureza, matemática e Enfermagem. Trabalho que vem contando com organização, empenho e muita disposição por parte dos alunos e todos os professores e gestores da escola. Assim entendemos que a Feira cria condições para que os alunos construam o conhecimento com autonomia e satisfação", destaca a professora.


Na feira serão desenvolvidas competências como: a interdisciplinaridade e a contextualização, como sendo a interação das disciplinas para explicitar um conhecimento científico modificado, algo que está evidenciado na construção da horta geométrica. Quanto à contextualização, esta se faz presente em todos os objetos e experimentos da feira, pois cria condições para que o aluno experimente a curiosidade e encantamento da descoberta e a satisfação de construir o conhecimento com autonomia.


A importância da feira se dá ainda pelo fato de que no processo de elaboração da mesma, os alunos desenvolvem suas inteligências múltiplas, despertado seu senso crítico e proporcionando uma inquietação científica que o torna sujeito ativo no processo educacional, conduzindo o ensino das ciências citadas anteriormente a serem mais significativas.