Começa nesta quarta (30) III Seminário de Formação do PARFOR

Começa nesta quarta-feira (30), às 16:30 h, no auditório do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire, o  III Seminário Estadual sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do PARFOR/UESPI, que acontece entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro, das 8h às 18h, no Antonino Freire, com o tema "A Formação de Professores no Contexto das Reformas Políticas Educacionais Brasileiras". O evento conta com o apoio do Governo do Piauí e da CAPES.

"As Políticas Públicas para formação de professores no Brasil: A atuação da CAPES no contexto das reformas educacionais", será o tema da conferência de abertura do Seminário, nesta quarta (30), às 16:30, com o Diretor de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES, Dr. Marcelo Câmara dos Santos.

No dia 31 a programação segue a partir das 8 horas, com uma mesa-redonda que terá como tema: "Questão de Gênero na Escola", na qual o Médico Esp. Daniel Augusto Mori Gagliotti (IPqHCFMUSP) vai fazer uma exposição sobre o tema:  "Crianças e Adolescentes transgêneros na Escola: Inclusão e Direitos", em seguida a advogada Msc. Sinara Gumieri Vieira (ANIS) vai expor o tema "Por quê precisamos falar sobre gênero na Escola?". O debate será mediado pela médica, Dra. Andrea Cronemberger Rufino.

A segunda mesa de debates, inicia às 10 horas e vai tratar sobre a "Repercussões do PARFOR na formação de professores da Educação Básica no Brasil e no Piauí" e terá como debatedores os professores: Prof. Marivaldo de Oliveira Mendes (Coordenador Geral PARFOR/UESPI), Profª Msc. Maria da Glória Duarte Ferro Silva (Coordenadora PARFOR/UFPI), Prof ª Dra Francisca Marta Magalhães de Brito (Ex-Coordenadora PARFOR/IFPI). A Mediação será feita pelo Prof. Esp. Wanderson Gomes Paz, que é Coordenador de Ciências Sociais do PARFOR/UESPI.

No dia 1º de setembro a programação inicia com a apresentação de trabalhos e pôsters e às 10 horas será realizada uma mesa-redonda com o tema "A Formação de professores e as licenciaturas na UESPI e as novas políticas públicas da educação", que será conduzida pelos professores: Profª Msc. Elilian Basílio e Silva (Coordenadora Institucional do PIBID/UESPI); Prof. Esp. Werton Francisco Rios da Costa Sobrinho (Coordenador de Geografia do PARFOR/UESPI);  Dra. Shirlei Marly Alves- (Coordenadora do Curso de Letras Português UESPI); Dr. Franklin Oliveira Silva (Coordenador Pedagógico do NEAD- UESPI);Mediador: Prof. Msc. Josinaldo Oliveira dos Santos (Coordenador de Letras/Espanhol do PARFOR/UESPI).

Os trabalhos seguem durante a tarde  a partir das 14h, com uma mesa-redonda com o tema: "Educação Básica e formação de professores: contexto, discursos e práticas" e terá como debatedores os professores: Prof. Msc. Carlos Alberto Pereira da Silva (Superintendente da SEDUC-PI), Prof Esp. Patrick Wilson Soares Sales (Representante da UNDIME), Representante da Rede Privada de Ensino. A mediação será feita pela professora Dra. Valdirene Gomes de Sousa (Coordenadora de Pedagogia do PARFOR/UESPI). Após a mesa, será realizada uma conferência com o tema: "Prática docente na formação do professor da Educação Básica: do estágio supervisionado à sala de aula", que será ministrada pelo Prof. Dr. Raimundo Dutra, Pró-reitor da PREX (UESPI), seguida da solenidade de encerramento que acontece às 18h.