Professores de Matemática participam de oficina

Os professores de matemática e outras disciplinas da área de exatas da rede pública estadual participaram nesta segunda-feira, 08, da "Oficina de matemática e informática: desenvolvendo habilidades no uso da pesquisa". A oficina acontece mensalmente no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire, das 8 às 11 h da manhã.


De acordo com o professor Ranildo Lopes, responsável pelas oficinas, a meta é preparar os professores para lidar com questões voltadas para SAEPI, OBMEP e Prova Brasil. Na oficina desta segunda eles aprenderam, dentre outras coisas, a trabalhar com armazenamento e compartilhamento em nuvem. "Também estamos mostrando como trabalhar com aplicativos específicos usados na matemática como, por exemplo, o ZGrapher", explicou o professor.

Professores aprovam uso da tecnologia na matemática


Para a professora Vera Lúcia Pereira da Cunha, da Unidade Escoar José Candido Ferraz, o curso permite a renovação  da metodologia de trabalho. "É um momento bom porque precisamos trabalhar na escola coisas que a gente não viu na graduação, na faculdade, como, por exemplo, o uso de softwares e tecnologias aplicados à matemática, além de contribuir para aprendizagem dos alunos", explica Lúcia. 



De acordo com a professora Rosinea Freitas Silva, do CAIC Prof. Melo Magalhães do bairro Promorar, o curso é uma forma de ajudar o professor a superar os conflitos no uso das tecnologias em sala de aula. "Conhecendo melhor o meio digital podemos trabalhar de forma que atraia a atenção de nossos alunos. A matemática deixou de ser somente número. É preciso saber ler e interpretar e estamos trabalhando para sanar as dificuldades do aluno", explica a professora. 

O professor Francisco Alves do Nascimento, do Premem Norte, destacou que o mais importante do curso é que ele permitir ao professor usar novos métodos para facilitar o aprendizado. "Também revemos nossos métodos de elaborar avaliações e trabalhos ", diz o professor