Seduc divulga locais e horários de provas das turmas ITA/IME e cronograma para medalhistas de olimpíadas científicas
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou, nesta quinta-feira (6), os locais e horários das provas para seleção nas turmas ITA/IME, voltadas aos vestibulares do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME). Também foi publicado o resultado das inscrições destinadas a medalhistas em olimpíadas científicas.
Acesse aqui e confira os locais de prova.
A prova objetiva será aplicada no dia 8 de novembro, das 8h às 12h, nas escolas estaduais de todo o Piauí. A abertura dos portões acontecerá das 7h às 7h45. Essa modalidade é destinada ao preenchimento de 40 vagas, em duas etapas presenciais, ambas eliminatórias e classificatórias.
O aluno que indicou ser sabatista, deverá comparecer ao local da prova no mesmo horário dos demais alunos, antes das 07h45 (horário de Brasília). Ele permanecerá no local até o horário de início da prova, às 18h.
Etapa de Análise de Premiações
Está disponível, também, o resultado dos pedidos de inscrição da Forma de Seleção B. O envio do quadro de medalhas e certificados deve ser feito entre até o dia 8 de novembro de 2025.
Acesse aqui e confira o resultado de inscrição.
Essa modalidade é voltada ao preenchimento de outras 40 vagas, com base na análise e pontuação das premiações obtidas em olimpíadas científicas nos anos de 2023, 2024 e 2025.
Serão consideradas exclusivamente as seguintes olimpíadas: OBMEP, OBM, OBMF, OBFEP, Canguru, OBF, ONC, OBQ Jr, OBAFOG, OBRL, ONEE e OLITEF.
Ao todo, as turmas ITA/IME ofertam 80 vagas para 2026. Metade preenchida pela Forma de Seleção A (prova objetiva) e metade pela Forma de Seleção B (análise de premiações). Ambas as modalidades incluem, ainda, uma etapa de Avaliação do Memorial da Trajetória Acadêmica, que valoriza o envolvimento e o desempenho dos estudantes em disciplinas como Português, Matemática e Ciências Exatas.
Formação de alto nível
As turmas ITA/IME da Seduc têm como foco a preparação para os vestibulares das duas instituições e para carreiras de inovação tecnológica, como as do IMPA Tech, FGV e programas internacionais. Considerados alguns dos processos seletivos mais concorridos do país, eles exigem formação sólida em matemática, química e física, áreas de ênfase nas aulas.
“O Piauí está entre os estados que mais investem em formação de excelência. As turmas ITA/IME representam este investimento em uma geração de jovens preparados para os maiores desafios do país”, destacou o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.