Seduc empossa equipe gestora da 19ª GRE

Na última quinta-feira (4), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizou a solenidade de posse de gestores das escolas jurisdicionadas à 19ª Gerência Regional de Educação, no auditório da ATI. Foram entregues as portarias aos 29 diretores e 33 coordenadores pedagógicos responsáveis pela gerência escolar.

Com bons índices escolares e contabilizando aprovações nos vestibulares, a gerente Marlene Lima, realizou uma apresentação dos resultados obtidos no último ano pela 19 GRE que compreende 45 escolas possibilitando o acesso ao ensino fundamental, ensino médio, Educação de Jovens e Adultos, além da educação profissional em suas escolas aos mais de 16 mil alunos.

"A gestão é um desafio e toda oportunidade de conhecimento com estas formações são bem-vindas, pois o professor tem um papel fundamental na melhoria da educação. Temos aqui os diretores que passaram pelo banco de gestores, uma ferramenta da Seduc que possibilitou a qualificação docente. É um processo sonhado por todos e realizado com trabalho coletivo para assim surgir os resultados em prol da educação", disse a gerente.

Todos os diretores e coordenadores pedagógicos foram empossados após a participação do Curso de Formação de Gestores Escolares, tanto para escolas de ensino regular, quanto escolas de Tempo Integral. O processo de seleção na segunda etapa incluiu a realização de uma prova de certificação obrigatória aos candidatos dos cargos de direção e coordenação pedagógica, compreendendo a matriz da formação de gestores escolares, realizada na primeira fase do processo.

A secretária de educação, Rejane Dias, esteve na solenidade de posse da nova dupla gestora discutindo as ações que a Seduc vem realizando para qualificar os profissionais, estruturar as escolas visando atingir as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

"O banco de gestores, a formação no chão da escola, trabalhar com a formação por meio da mediação tecnológica e também os cursos oferecidos pelo o nosso centro de formação continuada, Instituto Antonino Freire, fazem parte de uma série de ações buscando melhorar o ensino e a qualificação dos docentes.  Com a retomada da gestão democrática dentro das nossas escolas temos metas a serem cumpridas como o plano nacional e estadual de educação, bem como alcançar a nota do Ideb", pontuou a secretária.