Inscrições abertas para o I Fórum de Biblioteca Escolar

Com o tema "O Papel Social  da Biblioteca e a Atuação Profissional no Contexto Piauiense", o Centro de Formação dos Profissionais da Educação em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), realiza o I Fórum de Biblioteca Escolar no período de 18 e 19 de maio de 2017. As inscrições podem ser feitas até dia 03 de maio  através do endereço: https://credencial.imasters.com.br/forumbiblioteca.

O público alvo são profissionais que atuam nas bibliotecas escolares da rede pública,  diretores de escolas, representantes das Gerências Regionais de Educação, docentes e discentes do curso de biblioteconomia, bibliotecário(as), técnicos em biblioteca e a comunidade em geral.

De acordo com os organizadores do Fórum, a iniciativa tem como objetivo discutir as políticas públicas para biblioteca escolar e discutir a  Lei 12.244/2010, a partir dos resultados  da pesquisa ?Diagnóstico das Bibliotecas Escolares da Rede Pública Estadual de Ensino?, considerando seu papel e importância dentro das escolas da rede pública do Piauí.

"Ao final do Fórum a proposta é que sejam implementadas medidas legais que melhor atendam as reais necessidades das bibliotecas em termo de estrutura e funcionamento", explica Carla Valéria Melo, uma das organizadoras do evento.

As inscrições são gratuitas e no ato do credenciamento, que acontecerá durante a abertura do Fórum, os participantes devem entregar um 1 kg de alimento não perecível. Confira a programação:

Programação I Fórum de Biblioteca Escolar do Piauí

Dia 18 de Maio (quinta-feira)
12 h às 13:30 h -  Credenciamento - Biblioteca IEAF
14 h às 14: 30 h  - Abertura oficial do Fórum
14:30 às 16:00 h - Palestra de Abertura - "Biblioteca Escolar e Letramento Informacional " Prof. Dra. Bernadete Santos Campello (GEBE/UFMG)
16: 20 h - Mesa Redonda: O papel social da biblioteca e a atuação profissional no contexto piauiense
16:30 h - 17:00 h  - Tema I: Apresentação dos diagnósticos das bibliotecas escolares da rede pública estadual de ensino e o impacto no rendimento  escolar dos alunos .
Prof.: Espec. Aluísio Castelo Branco.
17:00 h -17:30 h - Perfil dos profissionais que atuam nas bibliotecas das escolas públicas estaduais .
Prof.: Carla Valéria Silva Lima Melo
17:30 ? 18:00 h - Tema III - Relato de  Experiências - Prof. Espec.: Conceição de Maria  Bezerra Silva.
18 h - Intervalo
18:30 às 20 h - Lançamento  de Livros e Exposição fotográficas
Local: Biblioteca  IEAF.
"Tópicos em biblioteconomia e ciência da informação: epistemologia, política e educação" -  Prof. Dr. Jonathas Carvalho. UFC/CARIRI.
"O livro e o cometa", vol. II - prof.  Marcio Henrique Almeida de Jesus/ Francimeire Cavalcante de Sousa.
"Letramento Informacional" - Prof. Dra Bernadete Santos Campello ? GEBE/UFPMG
DIA 19 DE maio (sexta-feira)
14:00 - 14:30 h - Apresentação Cultural
14:30 - 15:15 - Palestra: Dinamização e papel  social da biblioteca escolar
15: 15 h - 15:30 h - Participação do público
15:30 h - 16:30 h  - Apresentação de ações práticas de escolas públicas estaduais
16:30 h - Mesa-redonda: Legislação e políticas públicas  aplicadas às bibliotecas escolares
16:30 h - 17:00 h - Tema I: Lei 12.244 e a efetividade de políticas  para biblioteca escolar - Prof. Dr.:  Jonhathas Carvalho/ UFC/ Cariri
17:00 - 17:30h - Tema II: Lei 12.244 e as ações do Conselho Regional de Biblioteconomia/ CRB3 - Prof.: Fernando Braga Ferreira - Presidente do CRB3-CE/PI
17:30 - 18:00 h - Programa Nacional  Biblioteca na Escola - PNBE: Diretrizes e gerenciamento.
18:30 - Intervalo
18:30 - 20:00 - Lançamento de livros e exposição fotográfica.
20 h - Encerramento.