Educação piauiense conta com novos centros de tempo integral

O Programa de Expansão do Ensino em Tempo Integral no Piauí foi lançado nesta quinta-feira (27), pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A solenidade contou com a participação do governador do Estado, Wellington Dias, da secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, do superintendente de Ensino da Seduc, Carlos Alberto Pereira e demais autoridades.

Desde o ano de 2008, o governo do Estado do Piauí vem apostando nesta modalidade de ensino, e continua trabalhando para oferecer à comunidade piauiense uma escola de qualidade com o maior volume de escolas transformadas em Centros Estaduais de Tempo Integral. 

"O ensino em tempo integral é um caminho para frente, sem volta. Temos um tratamento especial com essa modalidade, pois significa melhor qualidade na educação, com equipes envolvidas e que se sentem parte da escola fazendo com que ela dê cada vez mais certo," disse o governador.

A Secretária de Educação, Rejane Dias, explica que atualmente são 74 centros de ensino de tempo integral na rede estadual. "Tínhamos 44 escolas e agora, com o novo ensino em tempo integral temos mais 30, totalizando 74 unidades educacionais. Na escola de tempo integral o aluno tem uma jornada ampliada, com práticas esportivas, reforço escolar, aulas em laboratórios e demais atividades que somadas geram grandes resultados, como muitas aprovações no Enem," afirmou.

A ampliação dos Centros Estaduais em 2017, realizada em parceria com o MEC, priorizou o Ensino Médio nas modalidades Regular com 23 novos centros e Profissional com 02 novos centros, além de melhorias em 05 centros implantados nos anos anteriores.

O funcionamento dos Centros Estaduais de Tempo Integral se dá com uma jornada diária de 9 horas aula e semanal de 45 horas para toda a comunidade escolar. Para garantir a permanência na escola, os estudantes recebem alimentação saudável, sendo um lanche pela manhã, almoço e lanche à tarde.