Escola Militar desenvolve projetos para o ENEM



Localizada no bairro Morada do Sol, à rua. Valdemar Martins, 3360 em Teresina, a Unidade Escolar Dirceu Mendes Arcoverde, a primeira Escola Militar do Piauí, vem realizando projetos para o Exame Nacional do Ensino Médio, visando a melhoria do rendimento escolar e aprovação no exame.

De acordo com a coordenadora pedagógica Francisca dos Santos, esse ano estão sendo desenvolvidos os projetos ligados às olimpíadas de física, matemática, e ainda astronomia, assim como outros projetos na área de português e história. "Os livros dos alunos foram adquiridos da FTD em comum acordo entre pais, alunos e professores, o material contém, textos, infográficos, questões voltadas para o ENEM e olimpíadas, dentre outros", comenta.

A escola realiza revisões semanalmente as quartas a tarde com um "aulão" com os próprios professores da escola, com questões do ENEM e outros vestibulares. As sextas acontecem os simulados também no turno da tarde, com a ajuda do material que foi adquirido pelos alunos.


"Estamos seguindo o que foi feito ano passado. Durante todo o ano de 2016 realizamos simulados semanalmente, fizemos revisões promovidas pela própria escola e estamos participando das revisões Pré Enem realizadas pela Secretaria de Educação - SEDUC", disse a diretora da escola, Ana Cristina de Sousa.

As provas mensais acontecem em ritmo de ENEM, de forma criteriosa, com o mesmo tempo do exame, e também desenvolvido por áreas. A escola que trabalha com departamento de psicopedagogia realiza também um trabalho voltado para motivação dos alunos. 

A escola sempre vem recebendo inúmeros pedidos de matrículas por todo o ano e em todo o estado. Com quase dois anos desde que foi inaugurada, o modelo educacional apresentado já vem mostrando bons resultados.


Escola Militar

Inaugurada em agosto, de 2015, a Escola Militar do Piauí é a primeira do estado, seus alunos são adequados ao modelo militar: farda, calçados, rapazes de cabelo cortado e moças de cabelo preso. Além disso, a grade escolar também é diferenciada. Os alunos ficam no colégio em horário integral, das 7h30 às 16h30 e possuem na grade curricular disciplinas como Ordem Unida, Instrução Geral, e Libras.

A escola é administrada pelas tenentes Ana Cristina Sousa, diretora, e Elis Regina, diretora adjunta. Já os docentes ficam por responsabilidade da Seduc e a coordenação pedagógica é feita pela professora Francisca. Dez policiais militares ficam encarregados da monitoria da escola. 
 
Todo ano é realizado um processo seletivo para a admissão de novos alunos, devido à grande busca de vagas. Das vagas ofertadas, 10% são destinadas à alunos vindos de escolas particulares, 60% para escolas públicas e 30% são reservadas para dependentes de militares. O modelo militar está sendo bem aceito principalmente pelos responsáveis dos discentes. Os pais são assíduos e comparecem às reuniões e atividades promovidas pela escola, demonstrando interesse no processo educacional.