Curso Técnico em Agropecuária tem aula na Serra do Quilombo


Os alunos do curso de Agropecuária, da Unidade Escolar Joaquim Parente, do Município de Cristino Castro, participaram na última sexta-feira (21), de uma aula prática na Serra do Quilombo.

A atividade faz parte da Disciplina Fitotecnia, organizada pelos professores João Carlos e Fernanda. A aula prática teve por objetivo observar o cultivo de grãos no Cerrado Piauiense e discutir toda a cadeia produtiva, desde o preparo do solo, correção da acidez, plantio, controle de plantas daninha doenças e pragas, colheita e armazenamento da soja e do milho safrinha.



Um número de 26 alunos realizou a visita à Fazenda Marafron, onde o produtor Rogério acompanhou a turma e explicou todos os passos da produção de soja e milho. Ele falou ainda sobre o aumento da produtividade e as previsões de melhoria do período chuvoso para os próximos anos.

A atividade também incluiu uma visita à área experimental de plantio da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que tem um convênio com a Embrapa. No local foram observados testes com variedades de milho e densidade de plantio, para identificar a proporção de maior produtividade de grãos nas condições ambientais do cerrado piauiense. Segundo os professores, os alunos demonstraram entusiasmo em conhecer como são feitas as pesquisas neste segmento.



Durante a visita também foram retratados os métodos conservacionistas do solo e da água adotados pelos produtores como o sistema de plantio direto e integração lavoura-pecuária e lavoura-pecuária-floresta.