Programa ID Jovem é lançado no Liceu

  

O programa ID Jovem, criado pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) e articulado no Piauí pela Coordenadoria da Juventude (Cojuv), teve seu lançamento estadual na manhã desta segunda-feira (24), no Liceu Piauiense. Participaram da solenidade o secretário nacional de Juventude, Assis Filho, a vice-governadora, Margareth Coelho, a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, o coordenador estadual da Juventude, Vicente Gomes, dentre outras autoridades. 

Assis Filho explica que essa é uma ação nacional que beneficia jovens de baixa renda com gratuidade e desconto em passagens interestaduais de transporte coletivo e também confere meia entrada em eventos culturais e esportivos, antes um benefício concedido apenas a estudantes com carteira de identidade. 

"O Piauí tem 428 mil jovens com idade entre 15 e 29 anos que podem ser beneficiários do programa que dá acesso a meia entrada em eventos culturais e esportivos e garante a reserva de duas passagens interestaduais gratuitas e duas com 50% de desconto por comboio (ônibus, embarcação ou trem). Basta para isso baixar o aplicativo ID Jovem e se cadastrar no site da Caixa", revela o secretário nacional da juventude. 

O lançamento faz parte da programação do Fórum Estadual de Gestores Municipais de Juventude (Cojuv). A partir de hoje, Cojuv vai realizar caravanas pelos territórios do estado para a divulgação do Identidade Jovem nos municípios. As primeiras caravanas de divulgação serão nas cidades Água Branca, Uruçuí e Picos. 

A Cojuv ficará responsável pela divulgação e fiscalização do programa no estado. "Em um primeiro momento, queremos sensibilizar os promotores de eventos e os representantes das empresas de transporte rodoviário e tornar o programa conhecido pelos jovens para que eles sejam os maiores fiscalizadores da implementação do Identidade Jovem", afirma o coordenador estadual da juventude. 

Dona Rejane Dias participou do lançamento do programa e garantiu apoio da Seduc. "Ajudaremos na divulgação e apoiamos esse programa para que chegue ao maior números de piauienses que não são estudantes", destaca. 

Outras atividades do evento serão a apresentação dos programas e das políticas públicas desenvolvidas pela Cojuv para que seja construído um calendário de atividades junto aos municípios; também será oferecida capacitação para os municípios reativarem ou criarem seus conselhos municipais de juventude. Esta capacitação será oferecida pelo Conselho Estadual de Juventude (Cedjuv), que também participa do fórum.