Seduc entrega kits de combate ao Aedes aegypti

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai entregar nos próximos dias kits educativos para o combate ao Aedes aegypti em 52 municípios piauienses. A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e beneficiará alunos das escolas públicas. 

Ao todo, serão distribuídos 25 mil kits educativos compostos por jogos, cartilhas e quadrinhos com orientações aos alunos sobre o combate ao mosquito. De forma lúdica, cartilha e jogo de tabuleiro ensinam a identificar os possíveis locais aonde a fêmea do mosquito pode depositar seus ovos. O kit acompanhando ainda um CD interativo e um bloco para o check list de verificação dos focos na vizinhança. 

A secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, revela que com o material educativo, alunos e professores poderão trabalhar juntos com enfoque na melhoria na prevenção da dengue, chikungunya e zika, no combate direto ao mosquito. "Esse material irá ajudar a instruir as crianças para criar a cultura da vigilância necessária nos domicílios. Com esse novo incremento, envolvendo os alunos, espera-se que haja diminuição no número de casos dessas doenças no Piauí", observa. 

O material é destinado aos alunos do 1º ao 5º ano, de 7 aos 11 anos de idade, da rede pública estadual e municipal. Serão contemplados aqueles municípios que tiveram o maior índice de infestação. O material segue uma sequência didática, elaborada pela Diretoria de Unidade de Ensino (Unea). 

Serão beneficiados alunos dos municípios de Caldeirão Grande, Simões, Marcolândia, Cocal, Cajueiro da Praia, Geminiano, Lagoa do São Francisco, Francisco Santos, Nossa Senhora dos Remédios, São Julião, Alegrete, Campo Grande do Piauí, Teresina, Bom Princípio, Cocal de Telha, Uruçuí, Jerumenha, Dirceu Arcoverde, Dom Expedito Lopes, São João da Fronteira, Alagoinha, Picos, Beneditinos, Boqueirão, Monsenhor Hipólito, Batalha, Ribeiro Gonçalves, Padre Marcos, Inhuma, São Miguel do Tapuio, Monsenhor Gil, Brasileira, Luis Correia, São Luis do Piauí, Paulistana, Dom Inocêncio, Simplício Mendes, Pio IX, Pimenteiras, Fronteiras, Floriano, Elesbão Veloso, Bom Jesus, Campo Maior, Regeneração, Altos, Parnaíba, Esperantina, Oeiras, Piripiri, Pedro II e Piracuruca. 

O kit faz parte de uma ação maior, o Programa Saúde na Escola (PSE), que é uma política intersetorial da Saúde e da Educação voltada às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira, com o intuito de promover saúde e educação integral.