Projovem Campo realiza Feiras Solidárias no Piauí


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove nesta sexta (21) e sábado (22) a I Feira Solidária e Cultural em seis municípios piauienses. O evento está inserido no Programa Projovem Campo - Saberes da Terra.
 
A diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos da Seduc (UEJA), Conceição Andrade, explica que a Feira é voltada para coordenadores, professores, alunos e a sociedade como um todo e tem o objetivo de causar reflexão sobre as relações entre os módulos de produção, seus processos de circulação, comercialização, consumo e suas implicações na vida dos agricultores familiares.
 
"Além disso, busca potencializar a ação dos jovens agricultores para o desenvolvimento sustentável e solidário dos seus núcleos familiares e suas comunidades, por meio de atividades curriculares e pedagógicas", explica Conceição Andrade. São comercializados produtos agrícolas e artesanais, além de acontecerem apresentações culturais.


 
As feiras acontecem na sexta-feira, a partir das 17 horas, nos municípios de Ribeira, Socorro do Piauí e Canto do Buriti, no sábado, a partir das 9 horas, nos municípios de Campo Alegre, Coronel José Dias, São Francisco, Batalha e Nazária.
 
O ProJovem Campo - Saberes da Terra oferece qualificação profissional e escolarização aos  jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. O programa visa ampliar o acesso e a qualidade da educação a essa parcela da população, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica, territorial e produtivas dos povos do campo.