Antonino Freire realiza formação Chão da Escola


O Centro de Formação dos Profissionais da Educação realizou nesta quinta-feira (20), o I Encontro de Formadores Regionais "Chão da Escola" de 2017. Participaram todos os coordenadores pedagógicos das Gerências Regionais de Educação. 

Com foco na avaliação dos resultados de indicadores educacionais como IDEBI e SAEPI, o programa tem a meta de utilizar tais indicadores como termômetro para avaliar a qualidade do ensino prestado na rede pública estadual. 


O superintendente de Ensino da Seduc, Carlos Alberto Pereira, falou sobre o trabalho da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na busca pela melhoria do serviço prestado à sociedade piauiense tanto do ponto de vista pedagógico quanto logístico. "Precisamos da colaboração de todos para construir a identidade. Estamos buscando aperfeiçoar os mecanismos de avaliação da educação como um todo, desde o Projeto Político Pedagógico até a qualidade das instalações físicas e sanitárias das escolas", explicou.  

A diretora geral do Antonino Freire, Gildete Milu, explicou como será operacionalizado o programa. "A proposta do programa é responder a Meta 7 do Plano Nacional de Educação que tem como alvo a qualidade da educação básica", destaca Gildete.  A proposta do Chão da Escola visa levar formação continuada a coordenadores pedagógicos que por sua vez irão contribuir com a formação dos professores de 668 escolas participantes do projeto. 


Na abertura do encontro, a professora Virna Teixeira, da Unidade de Planejamento (UPLAN), falou sobre os indicadores de qualidade da educação do SAEB ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). "A matriz de referência do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI) é muito próxima do SAEB. Os "Descritores" que são avaliados no SAEPI, funcionam como padrões de referência. Por eles é possível verificar em que nível a escola está e aonde quer chegar", explica Virna Teixeira.