Educadores do Jovem de Futuro participam de Oficina

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com Instituto Unibanco, realiza até quarta-feira, 19 de abril, a Oficina de Protocolo de Planejamento II e Execução para cerca de 60 profissionais do sistema educacional do Piauí envolvidos no Jovem do Futuro (JF). A formação, que  teve inicio nesta terça-feira, 18, no hotel Blue Tree, é  mais uma ação do programa, ferramenta de gestão que tem como objetivo melhorar o desempenho dos alunos do Ensino Médio da rede pública do Piauí.

A oficina é destinada à Gerentes Regionais, Coordenadores de Ensino e Coordenadores de Gestão e Inspeção e tem como meta instrumentalizar os gestores das GRES para monitorarem e integrarem os processos de compromisso com as metas e planejamento que foram executados pelas escolas, esclarecendo quais as funções e responsabilidades de cada agente, fortalecendo a relação de corresponsabilização pela melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes.

As atividades estão sendo ministradas pelo gestor de Aprendizagem do Instituto Unibanco, Tadeu Pontes. A programação foi iniciada com informações e orientações do JF. No primeiro momento foi feito uma reflexão sobre as definições e conceitos operacionais. Em  seguida, os educadores promoveram a elaboração dos mapas de ações e  realizaram ajustes. Ainda durante o evento foi iniciado o monitoramento dos indicadores estruturantes.

Para Eduardo Castelo Branco, agente de governança da Seduc, as oficinas são muito importantes, pois fazem parte do processo formativo, além de ser um momento para troca de experiências e construção de conhecimento a partir de discussões, fortalecendo as ações de planejamento, execução e avaliação das escolas visando à melhoria da aprendizagem dos alunos.

Para a gerente da 1ª GRE, Safira Maria Veras, do município de Parnaíba,   a oficina vem somar no processo construtivo das ações que estão sendo realizada nas escolas. "O Jovem de Futuro faz uma diferença extraordinária e radical na nossas escolas. As formações trazem conteúdos importantes sobre gestão escolar. Com o Jovem de Futuro, aprendemos a planejar e monitorar as atividades das unidades de ensino para gerar resultados. Também aprendemos a acompanhar e avaliar esses resultados. Esse apoio à gestão está sendo fundamental e nós temos o amparo quando temos dúvidas ou dificuldades. Agora não ficamos apenas apagando os incêndios das escolas, mas fazemos ações planejadas", finaliza a diretora.