Alunos do Didácio Silva assistem palestra sobre suicídio

 

Na manhã dessa segunda-feira, 17, os alunos do Centro de Ensino Médio (CEMTI) Didácio Silva, zona sudeste de Teresina, participaram de uma palestra com o tema Suicídio Juvenil. A ação foi organizada pelos próprios alunos da escola, com apoio da direção e corpo docente. 

O palestrante, Eyder Mendes, da ONG Centro de Valorização da Vida (CVV), alertou a plateia sobre a importância do cuidado com a saúde mental e sobre os problemas que podem desestabilizar o ser humano.  Além disso, o público conheceu como funciona o Centro e os fatores que podem desencadear ansiedade e estresse. 

Eyder, que é coordenador de comunicação do CVV, levou números alarmantes sobre casos de suicídio no país. "Se você tiver em uma sala com trinta pessoas, cinco delas já pensaram em tirar a própria vida, além de tantos dados que assustam. É aí que o CVV entra com um trabalho de ajuda emocional para que as pessoas tenham um ponto de apoio", disse o palestrante.

O diretor da escola, Alberto Machado, destaca que o momento foi emocionante por abordar o bulliyng que pode começar muitas vezes na escola, mas também é nela que o aluno se apoia. 

"É importante percebermos nossas necessidades para que possamos lidar com situações difíceis e conseguir superar traumas e dores. O CVV tem um trabalho admirável e, por isso, trouxemos o grupo até nossa escola para conversar com os alunos e incentivá-los a falar pelo que estão passando", relata o diretor. 

Funcionando há 30 anos na capital, o Centro de Valorização da Vida atende todos os dias da semana através do telefone 3222-0000. É uma entidade formada exclusivamente por voluntários, oferecendo apoio fraterno, através da compreensão e aceitação incondicional dos sentimentos das pessoas.