Escolas estaduais realizam atividades voltadas à Páscoa

Ações solidárias, apresentações culturais e palestras fizeram parte das atividades de celebração da Páscoa que aconteceram nesta semana em escolas da rede estadual de ensino.

O Centro de Ensino de Tempo Integral Conceição Salomé e o Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Raldir Cavalcante Bastos, em Teresina, desenvolveram o projeto Páscoa Solidária, onde fizeram uma campanha de arrecadação de alimentos em benefício da Casa Frederico Ozanam. Durante os meses de março e abril, os estudantes fizeram uma campanha de arrecadação de alimentos para composição de cestas básicas.  Os alunos visitaram o abrigo, fizeram as doações, levaram presentes e muita alegria para os mais de 40 idosos que vivem na Casa.

Na cidade de Simplício Mendes, o CETI José Atanásio de Santana proporcionou aos alunos um dia de atividades voltas à paz, com palestras, bate papo com o Diácono do município sobre o significado da Páscoa, além de sorteio de ovos de páscoa e um momento de integração com os pais. "Durante todo o dia falamos com os alunos à respeito da paz, seja ela no âmbito escolar, na família, no esporte, no trabalho e sobretudo a paz de espírito," disse Socorro Soares, diretora da escola.

Em Piripiri, o Centro de Ensino de Tempo Integral José de Arimathea Tito também realizou atividades alusivas à Semana Santa. Os alunos apresentaram o espetáculo da Paixão de Cristo e encantaram a população com a desenvoltura cênica, como explicou a diretora da escola, Danielly Alves. "Os alunos ensaiaram semanas para apresentação teatral. Funcionários, pais, e a comunidade em geral estiveram envolvidos com as ações. Tudo saiu como esperado e eles puderam aprender mais sobre o verdadeiro sentido da Páscoa," afirmou. A apresentação teve início na praça da cidade e se estendeu pelas ruas próximas à escola. O projeto foi organizado pelos professores das disciplinas de Ensino Religioso, Língua Portuguesa e Artes.

A Via Sacra também foi apresentada em Teresina pelos alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Didácio Silva. Nem a chuva que caiu sobre a cidade desanimou os mais de cem alunos, que encenaram a Paixão de Cristo na Praça do Mercado do Dirceu II.

"Esse ano todo o trabalho foi realizado pelos alunos, procuramos trabalhar só com eles para que assim, haja mais integração entre as turmas. Estamos em um momento de paz, amor e harmonia, precisamos refletir mais sobre o mundo que vivemos e as relações pessoais, e esse é um bom momento para isso", afirma o diretor do CETI, Alberto Machado.

Com os ensaios iniciados no mês março sob a orientação da professora da disciplina de artes, Francilúcia Guedes, os alunos e monitores do CETI Moaci Madeira apresentam o musical Cristo Vive. O projeto envolveu nove turmas do centro de ensino, que transmitiram uma mensagem edificante sobre a Páscoa. "Esse musical envolveu 60 alunos com a organização do teatro, dança e cenários. Tudo foi realizado pelos alunos que abraçaram o projeto e o resultado sendo apresentado é um trabalho muito bonito e o mérito é todo deles", afirmou a professora. A dramatização foi apresentada pelos alunos e contou ainda com a palestra "O verdadeiro significado da Páscoa", ministrada pela professora e missionária, Sandra Soares.

Aluna do terceiro ano do ensino médio do CETI Moaci Madeira , Bruna Gabriele falou sobre a experiência de estar dentro de uma dramatização. "É uma experiência muito boa por estar participando de um projeto como este, pois a páscoa muitas vezes não tem o significado real para muitas pessoas, mas hoje estamos encenando o verdadeiro significado, a morte e ressurreição de Jesus. Estou me sentindo muito feliz por estar neste projeto muito proveitoso tanto para a nossa educação quanto para conhecer mais a representação da páscoa", disse a aluna.