Alunos dos Cursos FIC recebem certificados na área de saúde

A secretária de Educação, Rejane Dias, participou nesta manhã, no auditório do CEEP José Pacífico de Moura, da certificação dos alunos dos Cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) do  Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizados pela Seduc em parceria com a Secretaria de Saúde, através da Escola Técnica do SUS ( ETSUS).

Ao todo foram certificados 61 concludentes dos Cursos de Cuidador de Idoso, Higienista em Serviço de Saúde, Recepcionista em Serviço de Saúde e Agente de Combate a Endemias.

Ao se pronunciar na solenidade, o concludente do Curso de Agente de Combate a Endemias, Raimundo Nonato da Silva, ressaltou  a grande importante do curso para  os profissionais da saúde. "Agora teremos mais garra e conhecimentos para trabalharmos junta comunidade, conscientizando sobre a necessidade de prevenção  contra a Dengue e as demais doenças endêmicas", frisou o aluno.

A diretora da Uetep, Adriana Moura, falou das transformações e oportunidades que um curso desse porte pode  fazer na vida de um profissional da área da saúde.

A secretária Rejane Dias salientou que a Seduc, através do Pronatec, vem oportunizando centenas de jovens adquirirem uma qualificação técnica e profissional e desta vez os profissionais de saúde também estão podendo também se qualificar. "Esse é um momento de grande alegria e satisfação. A parceria com a Secretaria de Saúde permitiu que ofertássemos esses cursos, fazendo com que centenas de  pessoas tivessem acesso a qualificação, possibilitando a inclusão social e a inserção no mercado de trabalho", esclareceu.

Os cursos possuem carga horária mínima de 160h e máxima de 240h, com duração de 3 a 5 meses e  qualificaram os servidores públicos estaduais e municipais da área da saúde e  comunidade.

Foram realizados na 19ª Gerencia Regional de Educação, através de Bolsa Formação Trabalhador, no âmbito do  Pronatec, que compreende um conjunto de ações que visa ampliar as oportunidades educacionais aos alunos da Rede Estadual, bem como aos trabalhadores, por meio do incremento da formação e qualificação profissional.