Estudantes da José Amável participam de palestra


Aconteceu nesta quinta, na Unidade Escolar Professor José Amável, uma palestra para os alunos com o objetivo de estimulá-los ao estudo da matemática, e no desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Como palestrante o professor Newton Santos, que é um dos coordenadores para iniciação científica júnior da Universidade Federal do Piauí. 



Cerca de 500 alunos do ensino, médio foram divididos em duas turmas para participarem do evento. De acordo com a articuladora da OBMEP na Seduc, Lafayete Carvalho, esse é um trabalho de conscientização dos alunos. "Estamos contando com o apoio de coordenadores da UFPI, nesse trabalho, para que os alunos participem se esforcem, estudem, se dediquem ao máximo à obmep. Estamos fazendo essa palestra mostrando os benefícios que a olimpíada pode trazer para eles, para que eles também não faltem as provas, abracem a olimpíada", comenta. 



Os alunos da escola já estão inscritos na 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A intenção do encontro é estimular a participação de todos na maior competição de matemática do mundo. 

Para a estudante Érica Vitória do 3º ano, participar da Obmep pode abrir novas oportunidades. "É o momento que nós podemos mostrar tudo o que estudamos e aprendemos, testar nosso conhecimento. É importante porque nossos professores nos incentivam e nos fazem crer que somos capazes, que o Piauí é capaz, que nós alunos de escolas públicas somos capazes", afirma a estudante.



A parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Universidade Federal do Piauí, as secretarias municipais de educação e outras instituições em prol da matemática e da OBMEP faz com que o Piauí a cada ano evolua no quadro de medalhas e se destaque em nível nacional.



"Quando nos ofereceram a palestra, abraçamos imediatamente essa oportunidade, para que o engajamento dos alunos seja maior, para que eles se preparem melhor para a olimpíada e procuramos envolver toda a comunidade escolar, para que assim, a gente possa trazer algumas medalhas esse ano", comemora o professor de matemática Mauro Sérgio.