Prazo para enviar propostas de redesenho curricular é até dia 10



As secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal têm até o próximo dia 10 para encaminhar ao Ministério da Educação as propostas de redesenho curricular das escolas participantes do programa Ensino Médio Inovador. Serão destinados mais de R$ 350 milhões para execução dos projetos ao longo do ano letivo de 2017, que vão beneficiar 3,1 milhões de estudantes.

Estão inscritas no programa Ensino Médio Inovador mais de 8,4 mil escolas de todo o país. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) aderiu ao Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) em 2009, quando o programa foi implantado em 06 (seis) escolas de Ensino Médio que trabalhavam com jornada escolar de Tempo Integral, ampliando o atendimento no ano de 2014 para 411 escolas.

Com a retomada do Programa em 2016, o Piauí fez mais uma vez a adesão, beneficiando 124 escolas, 104 municípios e aproximadamente 31.279 alunos de Ensino Médio. As escolas receberão aporte financeiro em torno de R$ 4.521.000,00 para o desenvolvimento das ações planejadas dentro das PRCs - Propostas de Redesenho Curricular.

As 124 escolas passaram por um processo de elaboração e inserção das PRCs, de acordo com suas especificidades. Agora, os projetos validados pela Seduc serão encaminhados ao MEC. O programa é coordenado na Seduc pela coordenadora do Ensino Médio, Professora Regina Célia Barbosa Monteiro Lopes. "A nossa principal intenção ao aderir ao Ensino Médio Inovador é melhorar os indicadores de qualidade (Ideb) das nossas escolas e aumentar os índices de aprovação dos alunos", explica Regina.

O Programa

O Ensino Médio Inovador foi instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em 2007. De acordo com o documento, os projetos de reestruturação curricular devem possibilitar o desenvolvimento de atividades integradoras que articulem as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia.

Entre as iniciativas, estão o aumento da carga horária nos três anos do Ensino Médio, de 2,4 mil horas para, no mínimo, 3 mil; a leitura como elemento central e básico de todas as disciplinas; o estudo da teoria aplicada à prática; o fomento das atividades culturais e professores com dedicação exclusiva.


Mais informações
Gerência de Ensino Médio
Fone: (86) 3216-3252