Didácio Silva promove Semana da Saúde


O Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) Didácio Silva está promovendo desde a segunda-feira (4) até a sexta (7), a Semana da Saúde - Didácio, que contempla diversas temáticas que vão desde a saúde física até a saúde mental, ministradas por meio de palestras e atividades.

Segundo o diretor da escola, Alberto Machado, as temáticas foram distribuídas para  serem trabalhadas a cada dia, sendo elas: Biomas, Leishmaniose, Alimentação Saudável, Motivação/Autoestima e DSTs.


"É papel da escola ensinar os alunos sobre a importância de se manter saudável. São eles que estão fazendo essa semana acontecer, indo atrás de parcerias e profissionais das mais diversas áreas. Hoje, por exemplo, temos uma palestra sobre hábitos de alimentação saudável, seguido de um aulão de zumba", afirma o professor.

No sábado (1) foi realizada uma reunião onde foi levantada a questão do projeto, para que os pais dos estudantes pudessem prosseguir em casa o que está sendo trabalhado na escola, incentivando os seus filhos a praticarem hábitos saudáveis, exercícios e passarem menos tempo isolados nos quartos.

Este último exemplo está ligado com a questão da saúde mental, que deve ganhar um dia todo dedicado a ela no dia 17, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. "O suicídio é uma grande problema aqui no Piauí, especialmente entre os jovens. Então, temos um grupo de psicólogos que estarão aqui para realizar esse trabalho de prevenção", conclui.


As alunas do 3° ano A, Anna Paula e Sabrina Ruthielle, que estão ajudando a organizar a ação, contam que o tema precisa de bastante atenção, já que existem pessoas que banalizam a depressão e estão cada vez mais perdendo o contato com o mundo externo.

"Para as pessoas, a saúde é só a questão física, que se alimentar bem e fazer alguma atividade já torna alguém saudável, e não é bem assim. A saúde mental também é importante, você tem que estar bem consigo mesmo e queremos alertar os jovens sobre isso", afirma a estudante Anna Paula.