Seduc continua ciclo de formações no CEEP José Pacífico

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade de Educação Técnica e Profissional (Uetep), continua realizando uma série de formações para todos os profissionais e alunos do Centro Estadual de Educação Profissional José Pacífico. As formações têm como principal objetivo trabalhar com toda a comunidade escolar para desenvolver os pilares da educação: Conhecer, Fazer, Ser e Conviver.

As palestras e oficinas estão sendo realizadas pela professora Gemma Galgani Barroso, que ressaltou a importância da formação para a escola. "A equipe da Seduc está de parabéns, pois está dando de presente para a comunidade um espaço de aprendizado que revive o que os alunos aprendem em casa, envolvendo todo o corpo docente e discente", frisou ela.

No primeiro momento das formações, foi realizado um encontro com os pais dos alunos do José Pacífico, inaugurado recentemente ano no bairro Dirceu Arcoverde. O encontro com os pais contou com a presença da secretária da educação Rejane Dias e teve como principal objetivo discutir sobre a gestão escolar, a organização, os métodos, os projetos e o processo de ensino aprendizagem adotados no Centro. Também foi trabalhada a valorização da vida, os desafios da família no século XXI, a importância da educação dos filhos e do diálogo com os filhos.

No segundo momento foi realizado o Curso de Postura no Trabalho e Atendimento para os funcionários, onde foram abordados temas como bons modos, convivência com os alunos, preservação dos instrumentos de trabalho e as melhores maneiras de lidar com adolescentes.

Desta vez, foram os mais de 200 alunos do turno da manhã que tomaram conhecimento sobre a valorização do outro, da escola e do professor. "Eles estão sendo preparados para a vida em comunidade, com noções de cidadania, boas maneiras e de como saber lidar com os outros. Nós temos que confiar em nossos adolescentes e nunca desistir deles ou de qualquer pessoa. Isso que a equipe da Seduc está fazendo é inédito, estamos formando não só para o processo de ensino-aprendizagem, mas também para que os adolescentes se tornem verdadeiros cidadãos", enfatizou Gemma Galgani.

Para a diretora da Uetep, Adriana Moura, as formações fazem parte de todo um processo que visa  capacitar, orientar e valorizar o educador e o aluno. "Esse é nosso diferencial, trazer para os alunos dos centros de educação profissional sempre o melhor na educação do Piauí e trazer com qualidade e buscando cada vez mais inovar, como é o caso dessas formações que formam os professores, funcionários e alunos não só em questão de conteúdo, mas também cidadania".

Para Paulo Meneses, aluno do Curso Técnico em Análises Clínicas, a palestra foi excelente pois mostrou para todos como as pessoas devem se comportar em uma sociedade e isso vai provocar algumas mudanças positivas em seu comportamento.


Keyvilane Azevedo, aluno do Curso Técnico de Segurança no Trabalho, considerou a palestra muito gratificante, pois ela pôde ter acesso a vários exemplos de como se comportar melhor em casa, nas ruas e dentro da própria escola, dando valor a todos e, principalmente, ao patrimônio público, como é o Centro José Pacífico.  

O CEEP José Pacífico de Moura Neto possui capacidade para atender até mil alunos e oferece nove cursos distribuídos nos três turnos: Segurança do Trabalho, Farmácia, Enfermagem, Edificações, Manutenção Automotiva, Saúde Bucal, Manutenção e Computação, Informática e Análise Clínica. Construído no padrão do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), a escola fica situada no loteamento Manoel Evangelista, região do grande Dirceu (zona sudeste de Teresina), e conta com doze salas de aula, seis laboratórios básicos (Física, Biologia, Matemática, Química e dois de Informática), auditório (com capacidade para 200 pessoas), biblioteca, teatro de arena, área de convivência (refeitório, cozinha, quadra poliesportiva coberta), além de dois grandes laboratórios especiais.