Policiamento Escolar comemora 25 anos de atuação

O Policiamento Escolar do Piauí comemorou na manhã desta segunda-feira (27), os seus 25 anos de existência com uma solenidade realizada no Centro Interescolar Prefeito João Mendes Olímpio de Melo, mais conhecido como Premen Norte, em Teresina. Na oportunidade foi comemorado também os 5 anos da Companhia Independente de Policiamento Escolar - CIPE.

Durante a solenidade o Major Marcus Vinícius comandante da CIPE, prestou contas do que foi feito ano passado, com quadros de estatísticas. "Estamos aqui apresentando o que aconteceu ano passado e assumimos o compromisso para esse ano de 2017. Também apresentando nossas metas," disse o Major.

De acordo com o relatório apresentado referente a cobertura policial das unidades de ensino, foram atendidas 302 escolas do município (85.000 alunos) e 147 escolas do Estado (67.774 alunos), totalizando 152.774 alunos atendidos em 449 escolas. "Ao todo, foram 9.782 visitas em escolas no ano de 2016. Pretendemos aumentar as visitas em 2017, dando mais apoio a elas, tanto as municipais, quanto as estaduais", garante Marcus Vinicius.

As zonas que tiveram mais ocorrências foram a zona sul e norte respectivamente. As que tiveram o menor número de ocorrências foram a Centro sul e Centro Norte. A Cipe é mantida pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), em parceria com a Polícia Militar do Piauí (PM-PI).

A data também foi oportuna para congratular as pessoas que trabalharam em prol da atividade de policiamento escolar: As gerentes regionais de educação; os diretores das escolas; a secretária de educação Rejane Dias; o comandante Geral da Polícia Militar-PM, Cel Carlos Augusto, e ainda os policiais que completaram 25 anos de serviço, e que estão desde o início na equipe.

Para a diretora da Unidade Administrativa da Seduc (Unad), Rosimeire de Moura Andrade o apoio da corporação é fundamental nas escolas da rede estadual e municipal do Piauí. "Agradecemos demais o apoio destes incansáveis que estão a toda hora do dia ou da noite e inclusive nos finais de semana, dando total apoio as escolas da capital e interior", comenta.

AÇÕES DE SEGURANÇA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

1) Presença ostensiva da polícia através dos batalhões de cada região em Teresina e, se necessário, com a compra de folga dos policiais para que fiquem no interior das unidades escolares.

2) Instalação do Sistema de Vigilância por câmeras nas escolas com maior incidência e localizadas em regiões mais vulneráveis, interligado diretamente à CIPE (Pelotão Escolar) e à Secretaria de Educação, com monitoramento constante.

3) Monitoramento e tipificação das ocorrências e dos acusados, com o apoio do Pelotão Escolar, para facilitar a ação da Polícia Civil na investigação dos casos e das estratégias preventivas pela Polícia Militar.

4) Aumento dos muros das escolas, já em execução.

5) Operação deflagrado pela polícia civil no sentido de investigar os furtos ocorridos dentro das escolas e pontos de venda de drogas próximo às escolas.

6) Palestra de prevenção ao uso de Drogas que serão ministradas pela PM e o programa Testemunho Vivo, em parceria com a Fazenda da Paz.