Inscrições para PJB iniciam hoje (27)

A Câmara dos Deputados abre mais uma vez as portas à juventude do país com a 14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). O programa é uma oportunidade para que jovens brasileiros possam conhecer e experimentar a jornada de trabalho dos deputados federais.

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como Deputados Jovens.

A primeira edição do programa ocorreu em 2004. De lá para cá, houve a participação de 924 jovens parlamentares estudantes do ensino médio. Desde 2011, além dos estudantes do terceiro ano, os do segundo ano também podem participar, além dos alunos que cursam o ensino técnico integrado ao ensino médio.

Durante o período da Legislatura prevista para os estudantes, que tem a duração de cinco dias, os participantes têm a oportunidade de experimentar o dia a dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá de acordo com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.

Serão selecionados 78 projetos e o número de representantes jovens por estado e no Distrito Federal é feita de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Piauí, que tem dez representantes, recebe dois representantes jovens.

O programa é voltado para alunos do ensino médio ou técnico de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, com idade entre 16 a 22 anos. O interessado tem que estar matriculado no 2º ou no 3º ano do ensino médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio.

Inscrições

As inscrições estão abertas até 09 de junho. Os interessados em participar do programa devem entregar a ficha de inscrição na sua escola, juntamente com o projeto de lei elaborado, a cópia da identidade, a declaração de matrícula no ensino médio/técnico e, em caso de menor de idade, o termo de autorização dos pais ou responsáveis. Esses documentos serão encaminhados aos coordenadores estaduais do Parlamento Jovem nas secretarias de Educação dos estados, responsáveis pela primeira etapa da seleção para o programa.

O evento será realizado na semana de 25 a 29 de setembro de 2017 nos plenários da Câmara.

O PJB mantém canal de comunicação entre os estudantes de todo o Brasil e a Câmara dos Deputados, através da fanpage do Parlamento Jovem Brasileiro no endereço www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro.

Para mais informações sobre o PJB 2017, acesse o site do Programa clicando AQUI.