Seduc discute com parceiros a renovação do Produtores do Futuro


A secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade de Educação Técnica  e Profissional (Uetep), está viabilizando a renovação do Termo de Cooperação  que trata do Projeto Produtores do Futuro. Para isso, foi realizada uma reunião nesta quinta feira (23), na sala de reunião da Uetep, com representantes como Banco do Nordeste, Embrapa, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Fetag, Codevasf e Escolas Famílias Agrícolas, entidades que fazem parte do projeto.

O projeto propicia a instrumentação para fixar o jovem no campo tendo a escola como difusora de tecnologia, uma vez que falta atrativos para o jovem permanecer no campo.

Durante a reunião foram discutidos pelos representantes dos órgãos as expectativas provenientes da renovação de parcerias e integração entre os setores em prol da retomada das ações para o fortalecimento do Projeto Produtores do Futuro no Estado do Piaui.

A abertura do encontro foi feita por Francisco Lopes Lacerda Silva, superintendente do Banco do Nordeste, que falou a importância das parcerias. Em seguida,  Marcos Jaco, da Embrapa/Meio-Norte, fez uma apresentação sobre os Projetos Biofort e Produtores do Futuro, enfatizando a importância de se criar ferramentas para estimular os jovens a permanecer no campo.

O representante da Embrapa, Marcos Jacob, relatou que é necessário uma sucessão no campo, posto que os pais (agricultores/produtores) envelhecem e precisam deixar sucessores (seus filhos) para dar continuidade ao trabalho no âmbito da agricultura familiar. "Atualmente os atrativos dos grandes centros representam uma grande barreira para a permanência do jovem no campo, por isso, é necessário que haja tecnologias e oportunidades, tornando o campo um espaço auto-sustentável, capaz de motivar os jovens a permanecerem em suas terras.", disse.

O Projeto Biofort fornece recursos e tecnologias através da batata biofortificada , feijão caupi,milho e mandioca. Com a renovação da parceria o projeto pretende  envolver todas as escolas famílias agrícolas e agrotécnicas do Estado do Piauí. 

Para a Diretora da Uetep, Adriana Moura, esse é um projeto de suma importância para implementação dos cursos técnicos voltados para a agricultura e pecuária. "Principalmente no interior do estado, onde os jovens estão precisando cada vez mais de incentivo para continuar residindo na sua cidade de origem com uma boa educação técnica  e laboratórios de qualidade", afirmou a diretora.

Segundo dados expostos durante a reunião, no Brasil são 53 milhões de jovens, sendo 8 milhões no meio rural correspondendo a 1/6 da população jovem do país; 2,3 milhões de jovens rurais estão na linha da extrema pobreza, sendo 1,3 milhões somente no nordeste.