Premen Norte comemora 35 anos

O Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Professor João Mendes O. de Melo, mais conhecido como Premen Norte, comemora 35 anos de existência nesta quinta-feira (23). Professores e alunos comemoram a data com homenagens para a primeira professora da instituição, Teresinha Pereira; primeira funcionária, Maria do Rosário Lima; ao diretor Cosme Sousa e outros colaboradores e ex-alunos da escola.

Toda a cerimônia foi organizada pelos alunos do curso de Eventos. A comemoração vem acontecendo durante todo o mês de março e, nesta manhã, o ex-aluno da escola e hoje engenheiro civil e proprietário de uma construtora na capital, Paulo Nunes Cordeiro, realizou uma palestra motivacional aos estudantes, com o tema "Valorização da Vida".

Durante muitos anos, o Centro vem qualificando e profissionalizando jovens e adultos para o mercado de trabalho. "Atualmente, vários ex-alunos já estão no exercício da profissão em empresas e instituições públicas e privadas, atuando com competência e isso torna este Centro de Estudos uma referência em educação profissional", afirma a professora Lessandra Ribeiro.

Para o diretor Cosme Sousa, este é um momento especial para quem faz o Premen e quem já passou por aqui. "O Premen Norte nos dá muito orgulho e esta é uma simples homenagem, mas que significa muito para nós, porque dessa forma valorizamos e reconhecemos um pouco do trabalho que realizamos há tantos anos", comemora.

Histórico do Premen Norte

Em março de 1982, no Governo do Dr. Lucídio Portela, foi inaugurado o Centro Interescolar Pref. João Mendes Olímpio de Melo - PREMEN-NORTE, como Programa de Expansão e Melhoria do Ensino, que em seu primeiro momento recebia os alunos do Colégio Liceu Piauiense e da Unidade Escolar Helvídio Nunes para aulas prática das disciplinas específicas dos cursos de Comércio, Eletricidade e Mecânica. E no ano de 1984 ofereceu cursos para os alunos do Centro Interescolar com habilidades em: Habilitação Básica em Eletricidade e Mecânica.

Em 09 de julho de 1987, o Centro Interescolar passa a se denominar Escola Técnica Estadual Prefeito João Mendes Olímpio de Melo (2º Grau) com a Resolução nº C.E.E. 14/87, Parecer 137/87, oferecendo Cursos Técnicos em Contabilidade, Enfermagem, Mecânica e Eletrotécnica, para egressos do Ensino Fundamental, antigo ginásio. Devido à grande procura dos citados Cursos, a Escola passou a realizar Teste Seletivo no início de cada ano letivo.

Em novembro de 1991 foi autorizada a implantação de mais um curso, técnico em Processamento de Dados. Em janeiro de 2004, a escola inicia o Curso Técnico em Gestão Organizacional de Bens e Serviços. No ano de 2011, CEEP ofertou doze cursos técnicos.

No momento, a escola passa por uma reforma radical em seu espaço físico e também na área pedagógica, com a implantação de mais uma modalidade de ensino, denominada EAD (Educação a Distância).

Os cursos a distância já estão em funcionamento. São eles: Eventos, Administração e Serviços Públicos. No segundo semestre do corrente ano, estarão em funcionamento os cursos de: Segurança Pública, Logística, Reabilitação em Dependência Química e Meio Ambiente, consolidando assim mais uma modalidade de ensino, que com certeza abrigará jovens e adultos na trajetória profissional sem que o tempo e a distância seja um entrave para aquisição de conhecimentos e principalmente para a formação profissional tão almejada.