Encerrada primeira etapa do curso técnico em biblioteca



Encerrou nesta segunda-feira, 20, a primeira etapa do curso técnico de formação continuada em biblioteca escolar realizado pelo Centro de Formação Antonino Freire para profissionais que atuam em biblioteca da rede pública estadual de ensino. A iniciativa visa suprir uma lacuna na formação desses profissionais que não dispõem da qualificação adequada para função que desempenham.


O diretor de Formação do Centro, Sebastião Ferreira, destacou a importância da iniciativa para qualificar os profissionais que atuam nas bibliotecas na rede pública estadual de ensino.  "Nossa meta é melhorar a qualidade do serviço prestado na rede estadual de ensino", explica. 

O coordenador do curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Aluiso Castelo Branco, também participou do encerramento destacando a importância da parceria firmada com a UESPI. "O curso de formação dos profissionais da biblioteca é importante no sentido de assegurar que as atividades inerentes à biblioteca sejam trabalhadas dentro do planejamento pedagógico da escola, o que envolve o processo de ensino-aprendizagem, melhorando a qualidade da educação", explicou Aluiso.


Para Lauriana Fontenele Medeiros, que atua na coordenação das bibliotecas escolares da Seduc, o curso foi muito positivo. "Temos muitos profissionais que atuam nas bibliotecas, mas que não dispõe de formação específica. Isso é um incentivo para atuar nas bibliotecas", destaca.  



De acordo com a professora coordenadora do curso de formação, Carla Valéria Melo, o próximo passo será a realização de um projeto de intervenção nas bibliotecas públicas onde esses profissionais atuam.  "A partir de agora esses profissionais vão colocar em prática o que aprenderam no curso em seu espaço de trabalho", frisa. 

"A partir do curso os profissionais que atuam nas bibliotecas públicas estão mais conscientes do valor e da importância da biblioteca dentro da proposta pedagógica da escola", diz a aluna Elizabeth Freire.