30 mil alunos serão beneficiados com educação profissional

Com a meta de atender a cerca de 30 mil alunos, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) por meio da Unidade de Educação Técnica e Profissional (Uetep) dá continuidade à oferta de cursos profissionais técnicos, via Mediação Tecnológica em parceria com o Canal Educação.

Serão ofertados os Cursos Técnicos em Administração, em Cooperativismo e em Vendas, ministrados em quatro módulos, no período de dois anos, nos turnos manhã e tarde, de acordo com a demanda de cada município.

O público alvo dos cursos são alunos regularmente matriculados na rede estadual de ensino em 2017, das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio regular e da modalidade EJA (Ensino Médio).  As pré-matrículas já estão sendo realizadas em escolas de todo o Estado.

Para a diretora da Uetep, Adriana Moura, esse é mais um avanço educacional para a Seduc, pois através desse processo é possível alcançar um universo muito grande alunos com cursos Profissionais Técnicos diferenciados, como é o caso dos Cursos Técnicos de Cooperativismo e de Vendas.

Visando orientar os profissionais que atuam na realização desses cursos e planejar as ações sobre as novas ofertas, a Seduc por meio da Unidade de Educação Técnica e Profissional (Uetep) e da Superintendência de Ensino Superior (Supes) realizaram nos dias 16 e 17 de março, no auditório da Escola Fazendária, o I Encontro de Formação dos Coordenadores Regionais do Canal Educação, Supervisores dos Bancos de Dados e Técnicos Responsáveis pela Educação Profissional das Gerências Regionais de Educação (GREs).

Durante o encontro, os participantes discutiram sobre as orientações para o processo de ensino aprendizagem com mediação tecnológica (temas geradores, livro didático, caderno de atividades, banco de dados, sistemática de avaliação), orientações sobre as formas e regimes de ofertas dos Cursos Profissionais Técnicos de Nível Médio, Base Legal, Sistema Nacional de Informações de Educação Profissional e Tecnológica, (Sistec), monitoramento/ técnico e Administrativo, formação continuada.

No segundo dia de formação foi realizada uma visita ao Estúdio do Canal Educação.