Seduc, Instituto Unibanco e Instituto Ayrton Senna promovem seminário para gestores



A Secretaria de Estado da educação, Instituto Unibanco, e o Instituto Ayrton Senna promovem nesta quinta-feira (9/3) o Seminário "Diagnóstico Educacional do Piauí", voltado a gerentes regionais, coordenadores de ensino e coordenadores de gestão e inspeção da rede pública estadual de ensino, superintendentes e diretores dos departamentos da Secretaria. O evento será realizado no Hotel Blue Tree, em Ilhotas, Teresina, das 14h às 17h30 e envolverá cerca de 100 profissionais da educação do estado.  

O seminário será aberto pela secretária estadual de Educação, Rejane Dias, e contará com a participação do superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, e do economista chefe do Instituto Ayrton Senna e professor do Insper, Ricardo Paes de Barros. Ambos farão uma análise dos dados educacionais do Piauí provocando uma reflexão sobre como essas informações podem ser utilizadas para orientar os planos de ação elaborados pelas regionais e Secretaria para melhorar a aprendizagem dos estudantes de Ensino Médio. O evento objetiva apoiar os gestores no desafio de avançar nos resultados educacionais e alcançar a meta de deslocar-se da 18ª para a 12ª posição no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

"O Piauí tem dado muita atenção à educação e isso começa a ter um impacto positivo na aprendizagem dos estudantes. Para avançar é fundamental usar os dados para a tomada de decisão na educação. É necessário conhecer profundamente as características da rede de ensino para garantir que mais jovens do Piauí entrem no Ensino Médio, permaneçam e aprendam o que precisam aprender na idade e série certa", diz Henriques. 

Estratégia Jovem de Futuro

O Seminário "Diagnóstico Educacional do Piauí" encerra a programação formativa que começa com a Oficina de Protocolo de Planejamento, realizada nos dias 7 e 8/03 (terça e quarta-feira), com profissionais da rede de ensino. A formação faz parte da Estratégia Jovem de Futuro e aborda a prática de planejamento ancorada em evidências diagnósticas como processo estruturante para gerar melhora na aprendizagem dos estudantes. 

Jovem de Futuro no Piauí

O Jovem de Futuro é uma tecnologia educacional desenvolvida pelo Instituto Unibanco e implementada na rede de ensino em parceria com a Seduc-PI, com o objetivo de melhorar a aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio. Os estudantes piauienses já tiveram um ganho de aprendizagem de 5 (cinco) pontos na escala Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) em língua portuguesa e de 3 (três) pontos em matemática. O resultado levou em conta o desempenho dos alunos do Ensino Médio do Estado na avaliação Saepi de 2015 comparado a 2014.

O impacto definitivo do Jovem de Futuro, no entanto, será divulgado em 2018, depois de três anos de implementação do projeto nas escolas, fechando o ciclo de aprendizado. A metodologia usada para avaliar o seu impacto, chamada Experimento, é considerada inovadora para a área de políticas educacionais e divide as escolas em dois grupos: o de tratamento, que recebe o Jovem de Futuro, e o de controle, que receberá o projeto posteriormente para efeito de comparação.

Sobre o Instituto Unibanco

Criado em 1982, o Instituto Unibanco uma das instituições responsáveis pelo investimento social privado do Itaú Unibanco é uma organização que atua para a melhoria da educação pública no Brasil. O instituto dedica-se a elaborar e implementar soluções de gestão na rede de ensino, na escola e na sala de aula comprometidas com a capacidade efetiva das escolas públicas de garantir o direito à aprendizagem de todos os estudantes. Busca ainda a institucionalização nas redes de ensino de uma visão orientada para a sustentabilidade dos resultados de aprendizagem e da equidade entre as escolas e no interior de cada uma delas. As ações e projetos do Instituto Unibanco são voltados ao Ensino Médio e estruturados em três frentes: concepção, desenvolvimento, implementação e avaliação de soluções aplicadas e projetos de gestão educacional; produção e difusão de conhecimento por meio de pesquisas, estudos e debates focados em soluções baseadas em evidências empíricas e na investigação científica; e apoio e fomento de projetos e iniciativas alinhados aos desafios do Ensino Médio. Mais informações: www.institutounibanco.org.br 

Sobre o Instituto Ayrton Senna 

Há mais de 20 anos, o Instituto Ayrton Senna contribui para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. Nossa missão é desenvolver o ser humano por inteiro, preparando para a vida no século 21 em todas as suas dimensões. Impulsionados pela vontade do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna de construir um Brasil melhor, atuamos em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir políticas e práticas educacionais baseadas em evidências. Estamos em permanente processo de inovação, continuamente investigando novos conhecimentos para responder aos desafios de um mundo em constante transformação.

Partindo dos principais desafios da educação identificados por gestores e educadores com quem trabalhamos no dia a dia, produzimos, sistematizamos e validamos conhecimentos críticos para o avanço da qualidade da educação, em um trabalho conjunto com as redes públicas de ensino. Todo o conhecimento produzido é compartilhado com mais atores por meio de iniciativas de formação, difusão, cooperação técnica e transferência de tecnologia.  
 
Nossas ações são financiadas por doações, recursos de licenciamento e por parcerias com a iniciativa privada. Considerando iniciativas voltadas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, estamos em 17 Estados e mais de 660 municípios, apoiamos a formação de mais de 70 mil profissionais por ano e beneficiamos a educação de mais de 1,9 milhão de alunos por ano (dados de 2015). www.institutoayrtonsenna.org.br