Curso de Multimeios Didáticos encerra com oficina de utilização da Lousa Digital



Foi concluído nesta sexta-feira (17), a parte teórica do curso de Multimeios Didáticos com a "Oficina de utilização da Lousa Digital". O curso de Multimeios promovido pelo Centro de Formação Antonino Freire, teve início em 2016, sendo composto por dez módulos tratando de diversos temas sempre voltados para o uso das novas tecnologias da informação e comunicação em sala de aula.


Uma equipe de formadoras do Núcleo de Tecnologia (NTE) da 19ª GRE, composta por Erivânia Andrade, TelmaTeixeira e Valta Regina, ministrou a oficina de encerramento do curso em que os professores aprenderam a instalar, programar e utilizar os recursos da lousa digital. "O principal objetivo é promover a atualização dos colaboradores da escola sobre as tecnologias, trazendo essa inovação para a escola. Hoje, muitas escolas dispõe desse material, mas nem todos professores sabem usar", explica Erivânia.

A coordenadora pedagógica Euciane do Firmamento Silva Soares, que trabalha no município de Amarante, avaliou positivamente o curso de Multimeios. "Acho que foi muito proveitoso porque assim eu posso levar para a escola onde trabalho novas formas de ensino e aprendizagem, dinamizando as aulas e diversificando a forma de trabalhar os conteúdos", avalia Euciane.


O professor de História, Wilfred Batista, da escola Angelina Moura Leal, aprovou a iniciativa. "Nós professores temos uma tarefa a mais que é agregar a tecnologia ao ensino e a aprendizagem. Então essa formação é de fundamental importância até para o sucesso do aprendizado no ambiente escolar. Tanto a didática proposta quanto o material disponibilizado e, principalmente, a receptividade que tivemos, em poder escolher tratar de temas que estava dentro de nossas necessidades, foi muito positivo", diz o professor Wilfred.


De acordo com a coordenadora do curso, Franciane Sousa, hoje encerra apenas a parte teórica do curso, pois os alunos serão avaliados através de um projeto de intervenção que terá a culminância no 1º Seminário de Tecnologia Educacional previsto para ser realizado no Centro de Formação Antonino Freire no segundo semestre de 2017. "Nessa ocasião, cada equipe dividida por escola deve apresentar um projeto de intervenção", frisou.