Educadores participam de Oficina de Protocolo de Planejamento do Jovem de Futuro



Com o objetivo de compreender a etapa de planejamento proposta pelo Circuito de Gestão, refletindo sobre o potencial de sua incidência na aprendizagem dos alunos, cerca de 60 profissionais da educação do Estado participam nesta semana, no auditório do Hotel Blue Tree, da Oficina de Protocolo de Planejamento para os Agente de Circuito de Gestão (ACGs). O evento faz parte do calendário de ações da ferramenta Jovem de Futuro (JF) e teve início nesta segunda-feira (13) prosseguindo até quinta-feira (16). O encontro é uma realização da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Unibanco (IU).

As atividades estão sendo ministradas pelos gestores de Aprendizagem do Instituto Unibanco, Mari Lúcia Espírito Santo, Rosane Fonseca, Elisangela Pires e Joice Amaral. A programação foi iniciada às 9h com informações e orientações do JF.

Durante o período da manhã foi apresentada a experiência da visita técnica de compromisso com as metas. "Esse é um momento através do qual os participantes compartilham os destaques observados durante a visita técnica de compromisso com as metas. É um espaço muito importante para o andamento do Jovem de Futuro", afirmou Rosane, gestora do Instituto Unibanco.


Em seguida, cada ACG realizou sua autoavaliação e reproduziu suas respostas no painel. Com base no painel construído pela turma, que foi exibido em slide, cada mesa fez suas considerações e apresentou em plenária. Com base nas discussões, os instrutores fecharam o painel levantando a reflexão sobre como os ACGs resolvem suas dúvidas e buscarem soluções.

Ainda no encontro foi apresentado a metodologia de trabalho para os dois dias de formação, enfatizando: Exposição dialogada, Técnicas de moderação; Organização de conteúdo; Treinamento em Sistema de Gestão de Projetos (SGP).


Eduardo Castelo Branco, gerente do Ensino Médio da Seduc, declarou que a oficina faz parte do processo formativo, sendo aquele um momento para troca de experiências e construção de conhecimento a partir de discussões, fortalecendo as ações de planejamento, execução e avaliação das escolas, visando à melhoria da aprendizagem dos alunos.

"Queremos que nossos gestores se sintam cada vez mais entusiasmados com a causa da melhoria da educação e que abracem essa questão, que é o nosso grande objetivo, e que lá dentro das escolas consigamos a qualidade almejada", finalizou o gerente.