Seduc inaugura novo Centro de Educação Profissional em Teresina

A educação profissional do Piauí ganhou um grande reforço com a inauguração do novo Centro Estadual de Educação Profissional José Pacífico de Moura Neto, localizado no loteamento Manoel Evangelista, região do grande Dirceu em Teresina. A solenidade de entrega da escola aconteceu no último dia 13 e contou com a presença de autoridades, professores, coordenadores e alunos do Centro Educacional.



Segundo a Secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, a meta da Seduc é possibilitar a população o acesso a cursos profissionalizantes que preparem o jovem para o mercado de trabalho. "Os estudantes dispõem de uma escola moderna, com uma estrutura que vai promover mais qualidade à educação, além de conforto para os alunos, professores e funcionários. Estamos e continuaremos trabalhando para que nossos alunos tenham um ensino de qualidade", afirmou a secretária durante a inauguração.


Em seu discurso, a secretária também fez questão de frisar a diminuição da evasão escolar nas escolas da rede estadual e o alto índice de aprovados no Sisu. "Tudo isso é reflexo do trabalho de cada um que faz a educação no Estado do Piauí. São professores, equipe técnica, coordenadores e diretores que atuam com o compromisso de avançar e melhorar cada vez mais a qualidade do nosso ensino", enfatizou Rejane Dias.


Na oportunidade o governador Welligton Dias falou sobre a importância de oferecer a estrutura necessária para as escolas e frisou a valorização do professor, anunciando que já autorizou a implantação do reajuste do piso salarial para esses profissionais conforme o piso nacional.



A diretora da Unidade de Educação Profissional da Seduc, Adriana Moura, acrescentou que toda a estrutura da escola foi pensada e organizada de acordo com a demanda da comunidade. "Tivemos a preocupação em fazer uma pesquisa com nossos educadores da região do Dirceu para sabermos a demanda de nossos alunos. Aqui estão sendo ofertados nove cursos profissionais que vão fazer a diferença na vida dessas pessoas", disse Adriana Moura.



O Centro conta com doze salas de aula, seis laboratórios básicos (Física, Biologia, Matemática, Química e dois de Informática), auditório (com capacidade para 200 pessoas), biblioteca, teatro de arena, área de convivência (refeitório, cozinha, quadra poliesportiva coberta), além de dois grandes laboratórios especiais.