Rejane Dias apresenta novas demandas ao ministro da Educação


A secretária Estadual da Educação, Rejane Dias, apresentou ao ministro da Educação, Mendonça Filho, uma série de demandas e outras providências necessárias ao prosseguimento das ações voltadas à Educação de Jovens e Adultos, como o Projovem Urbano/Campo e Programa Brasil Alfabetizado, assim como educação em tempo integral e ensino profissionalizante. O objetivo da secretária é construir o planejamento estratégico de execução de ações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para este ano. 

A secretária Rejane Dias solicitou nova edição do Programa Jovem Urbano no Piauí e a autorização da reprogramação de saldo remanescente de recursos do programa no valor de R$ 8.104.593,00 para utilização no ciclo subsequente, considerando a finalização  da execução do ciclo 2014/2016. A meta de atendimento é de três mil matrículas em 20 municípios. Ela também pediu a implementação de nova edição do Programa Projovem Campo Saberes da Terra, com meta de atendimento de duas mil matrículas em 40 municípios.


Rejane Dias pediu, ainda, a adesão da Seduc ao novo ciclo do Programa Brasil Alfabetizado, cujo objetivo é o de promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos, além de contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. A ideia é atingir a meta de 48 mil matrículas.

Nesta quarta-feira (1º), a secretária Rejane Dias, acompanhada por diretores da Seduc, terá novo encontro com representantes da Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação para homologar o número de municípios e a quantidade de alunos que serão beneficiados com o Projovem Urbano/ Campo  e o Programa Brasil Alfabetizado.


"Outra boa notícia é que durante o encontro o ministro anunciou que irá publicar resoluções e editais com os novos formatos desses programas (Projovem Urbano/ Campo), formar um grupo para discutir um novo desenho para o Programa Brasil Alfabetizado, além de autorizar a liberação do saldo remanescente de novas turmas, de cerca de R$ 16 milhões, que é um novo recurso que está entrando no Estado do Piauí", afirma a secretária.  

FNDE - A secretária Rejane Dias vai aproveitar a viagem para entrar com novo pedido de recursos para construir novas escolas no Piauí, no padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).