Educação estadual busca resgatar jovens e adultos para sala de aula

"Nunca estudei, não sei ler e nem escrever. Meu maior sonho é poder pegar um ônibus sem depender de alguém e também poder ler o jornal e os livros que tenho em casa. Só por ter feito a matrícula, já me sinto bem melhor", a frase é de dona Raimunda Alves dos Santos que, aos 65 anos, fez jus ao tema da campanha do dia D de matrícula de Jovens e Adultos: "Hoje é dia de voltar pra escola, não importa sua idade".

A ação foi realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), na última sexta-feira (27) na praça Rio Branco (Centro). Os interessados foram recebidos pelos Gestores das Gerências Regionais de Educação (GREs) e diretores de todas as escolas da capital que, assim como dona Raimunda, realizaram sua matrícula no próprio local, de acordo com a região em que moram.

Além das novas turmas destinadas ao EJA em todo o Estado, os alunos terão direito a vários benefícios: fardamento gratuito; Poupança Jovem, em 44 municípios; e o acesso ao programa em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde: o Olhar Bem, voltado para as pessoas da terceira idade, com consultas, cirurgias e aquisição de óculos.

"A campanha foi iniciada em Oeiras e será realizada por todas as Gerências Regionais, em todos os municípios do Estado. Essa é mais uma iniciativa da Seduc para facilitar o acesso à educação para as pessoas que nunca estudaram ou que ainda tem o desejo de aprender. Em 2016 matriculamos 100 mil pessoas. Neste ano, com muito trabalho e força de vontade, vamos dobrar esse número", garante a secretária da Educação, Rejane Dias.

Estão sendo ofertadas vagas em todas as etapas da EJA: Ensino Fundamental e Médio; Alfabetização de adultos (Brasil Alfabetizado), ENCCEJA - Certificado do ensino fundamental e médio, para maiores de 18 anos, Cursos de qualificação profissional (construção civil, embelezamento, corte e costura) - parceria entre a Seduc e a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre). "Tudo isso no sentido de criar condições favoráveis para que a evasão não aconteça e, ao mesmo tempo, eles realmente tenham vontade de estar dentro da sala de aula", explica a secretária.