Educadores do Jovem de Futuro participam de lançamento do Livro JF em Números



Foi lançado nesta sexta-feira (27), durante a Programação da Semana de Planejamento Jovem de Futuro (JF) o livro "Jovem de Futuro em Números", do Instituto Unibanco. A solenidade aconteceu no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Rejane Dias e cerca de 160 educadores da rede estadual que integram a metodologia JF. 


A publicação oferece um resumo dos principais indicadores educacionais do Piauí com base nas avaliações até 2015 e informações sobre a implementação do JF, com o intuito de estimular reflexões e compreensões que colaborem para a potencialização de políticas e projetos em curso no Estado.

"A proposta dessa publicação foi fazer uma análise geral do Estado, abordando um grande número de indicadores e, mais que isso, grande diversidade temática", avalia João Claudio Peixoto, gestor local do Instituto Unibanco.


No livro é possível ver o percentual de cobertura alcançada pelo Jovem de Futuro 3ª geração, que em 2015 atingiu aproximadamente 30% das escolas estaduais com Ensino Médio regular. Em seguida, foi analisado o perfil da rede pública de ensino e mapeados os pontos de atenção, ou seja, destacados os indicadores a que o Estado deveria dedicar mais atenção em busca de garantir melhor aprendizado para os alunos. Em  geral o Piauí apresentou indicadores medianos de perfil.

Na sequência, foram verificados os resultados alcançados pelo Ensino Médio estadual, a partir dos resultados de avaliação externa (Saepi, Saeb e Enem), taxas de rendimento, Ideb  e seus componentes.


Esta publicação também trouxe os resultados da avaliação de impacto do primeiro ano de parceria do Estado com o Jovem de Futuro 3ª geração, evidenciando que, em apenas um ano de projeto, o Piauí atingiu 5 pontos de impacto na proficiência de Língua Portuguesa e 3 pontos na Matemática. Com isso, foi possível ver a contribuição da ferramenta de gestão JF para a melhoria dos indicadores de resultados da rede.


Para a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, os avanços que as escolas atendidas pela ferramenta JF tiveram foram bastante significativos, tanto em estrutura física como na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. "Como é bom perceber que o Piauí está evoluindo. Nós queremos buscar a excelência cada vez mais", comemora.


O gerente da 6ª GRE, do município de Regeneração, Francisco de Mouro, falou da satisfação em participar do encontro. "Os eventos que temos prestigiado do Jovem de Futuro tem melhorado muito no desenvolvimento das escolas, acredito que vamos melhorar ainda mais. Queremos parabenizar a Seduc. Essa é uma ferramenta de gestão que veio para melhorar o ensino, é um trabalho diferenciado, pois as escolas contempladas pelo programa têm um nível de envolvimento bem maior. Me orgulho muito de fazer parte da educação do Piauí", finaliza o gerente.