Seduc realiza campanha de busca ativa para matrículas da EJA em Oeiras

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, na última segunda-feira (23), a campanha "Dia D" de busca ativa de alunos para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com o slogan "Hoje é Dia de Voltar para a Escola, Não Importa a Idade", as ações aconteceram durante a instalação do Governo do Estado no município de Oeiras.

O "Dia D" da busca ativa teve como objetivo incentivar o público que abandonou os estudos a voltar a cursar o ensino fundamental e médio e também aqueles que se enquadram nas turmas de alfabetização de jovens e adultos. No município de Oeiras, cerca de 20.145 (78%) da população com 15 anos ou mais está fora da sala de aula.

Durante o "Dia D", a secretária de educação, Rejane Dias, falou sobre a atenção com que o Piauí vem priorizando o ensino de jovens e adultos para diminuir esses índices.

"Em 2012 tínhamos 30% da nossa população analfabeta no Estado, diminuímos para 19%. Em 2016 conseguimos mais de cem mil matrículas, um acréscimo de 127% no EJA. Este ano estamos com a meta de ultrapassar este número e alcançar 200 mil matrículas. Ainda temos um desafio enorme, como o analfabetismo de jovens que deixaram a escola, por isso criamos a campanha de mobilização e conscientização para que eles se sintam motivados a estudar", frisou Rejane Dias.

Além das novas turmas destinadas ao EJA em todo o Estado, os alunos terão direito a vários benefícios: fardamento gratuito; Poupança Jovem, em 44 municípios e o acesso ao programa em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde: o Olhar Bem, voltado para as pessoas da terceira idade, com consultas, cirurgias e aquisição de óculos.

As matrículas
na Educação de Jovens e Adultos da Seduc são voltadas ao Ensino Fundamental e Ensino Médio; Alfabetização de adultos (Brasil Alfabetizado), ENCCEJA - Certificado do ensino fundamental e médio, para maiores de 18 anos, Cursos de qualificação profissional (construção civil, embelezamento, corte e costura) - parceria entre a Seduc com a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre).

"Iniciamos em Oeiras e as gerências regionais de educação estão realizando um ?Dia de busca ativa? em cada município para conseguir alcançar a nova meta de matrículas. A novidade é o ensino integrado e os cursos a curta duração, para que os alunos consigam terminar os estudos e com uma certificação, então este é o primeiro passo", declarou a diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Conceição Andrade.

A dona de casa, Keila da Silva Matos, 31 anos, estava motivada com a oportunidade de voltar a sala de aula e mudar sua realidade. "Como estava muito tempo em casa e apareceu esta oportunidade resolvi voltar a escola. O Estado está fazendo um bem incentivando as pessoas a irem para a escola, pois essa é a única maneira de conseguir oportunidades de emprego. Sempre que posso estou chamando as pessoas para voltarem a escola", finalizou.