Programa Jovem de Futuro realiza formação para novos gestores

Na  manhã desta segunda-feira (23) foi dado a largada para a Semana de Planejamento do Programa Jovem de Futuro 2017. O curso faz parte do processo de formação dos gestores das 113 escolas que integrarão o JF em 2017.

O evento está sendo realizado no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e reúne os gerentes das Gerencias Regionais de Educação do Estado (GRE), coordenadores de Ensino e os coordenadores de Inspeção das novas escolas que aderiram a metodologia Jovem de Futuro em 2017.

Participam também do encontro o superintendente de Ensino, Carlos Alberto Pereira, o gerente do Ensino Médio, Eduardo Castelo Branco, a diretora da Unidade de Gestão e Inspeção, Ana Rejane Barros, e técnicos do Instituto Unibanco.

A abertura do evento foi feita pelo gerente de Ensino Médio, Eduardo Castelo Branco, na qual ele deu boas vidas aos novos participantes e em seguida falou da programação da Semana de Planejamento, que acontece reúne uma vasta programação.

"Nesse primeiro momento queremos instrumentalizar os novos gestores, que integrarão a ferramenta de gestão Jovem de Futuro, para monitorarem e integrarem os processos de compromisso com as metas e planejamento, esclarecendo quais as funções e responsabilidades de cada agente, fortalecendo a relação de corresponsabilização pela melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes", afirmou Eduardo Castelo Branco.

Já o superintendente de Ensino, Carlos Alberto destacou que o Jovem do Futuro irá ajudar os gestores a construírem um processo de mudança por meio da gestão. "Acreditamos no potencial de transformação da gestão escolar. A escola precisa se tornar um indicador de futuro para a construção de esperança e dar aos jovens mais segurança e perspectivas. O aprimoramento da gestão escolar vai ampliar os resultados da aprendizagem", destacou Carlos Alberto.

Os trabalhos estão sendo conduzidos pela equipe de formadores do instituto Unibanco, Samuel Simões e Tadeu Aparecido. As atividades incluem os Conceito da ferramenta de gestão Jovem de Futuro; Etapas do Circuito de Gestão; Definição de metas no JF; Protocolos para a Secretaria e instancias regionais; Implementação do Circuito de Gestão; Reunião de boas práticas; dentre outras pautas.

A programação da Semana de Planejamento do Jovem de Futuro acontece nos turnos manhã e tarde até sexta-feira (27), com início às 08h e término previsto para às 18h.

Sobre o Jovem de Futuro

Em maio de 2015, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Unibanco, implantou a ferramenta de gestão Jovem de Futuro (JF) em 137 escolas do Ensino Médio regular distribuídas em 15 Gerências Regionais do Estado. Desde então, as melhorias foram bastante notáveis, tanto em estrutura física como na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

A expectativa para esse ano é atuar em 250 escolas, com foco na busca de melhores resultados das proficiências de língua portuguesa, matemática e taxa de aprovação mobilizando toda a rede na busca de promover a Gestão Escolar por Resultado.