Escolas de Piracuruca ganham quadras poliesportivas e reformas

Neste domingo (22), a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, realizou a entrega de duas quadras poliesportivas no município de Piracuruca. As quadras poliesportivas cobertas, que contam com vestiário, foram construídas no padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A inauguração contou com a presença do governador Wellington Dias, que deu o pontapé inicial.

A U. E Hermínio Conde foi uma das beneficiadas com a obra, que teve investimento de R$ 533.266,22, por meio de recurso do FNDE e Tesouro Estadual, para aquisição de materiais e equipamentos. Na U.E. Magalhães Filho, a quadra também foi construída com fonte de recursos oriundos do FNDE e Tesouro Estadual e teve investimento total de R$ 584.113,95.

"É com muita alegria que inauguramos essas duas quadras padrão FNDE, bem estruturadas com vestiário e cobertura. Havia uma expectativa muito grande para que essas obras fossem entregues, agora é iniciar as aulas para que os alunos possam usufruir destes belíssimos espaços. Iremos, ainda, realizar a reforma do polo de Piracuruca, que disponibiliza oito cursos para a comunidade, além de termos conseguido a autorização da Capes para o Governo Estadual a parceria com a UESPI em todo Piauí", afirmou a secretária Rejane Dias.

Além da nova estrutura, os alunos das duas escolas receberam os materiais para práticas esportivas como as redes de vôlei, basquete e futebol de salão, bebedouro, bolas de basquete, vôlei, futebol e handball, bomba para encher as bolas, cestos com tampa, dentre outros equipamentos.

Autorizações

O governador Wellington Dias assinou a autorização para a retomada da obra de construção e cobertura de quadra da U. E Helsichia Brito, que atende 1.125 alunos de Ensino Médio durante os três turnos.

Foi autorizada, também, a abertura de processo licitatório para reforma na U.E. Magalhães Filho e do polo da Universidade Aberta do Brasil que funciona na escola. Mais de 800 alunos estudam no polo, que oferta cursos de graduação e especialização, via Universidade Federal do Piauí e Universidade Estadual do Piauí, em Piracuruca. Para 2017, 310 novas vagas de graduação em sete cursos e 60 novas vagas para especialização devem ser ofertadas no polo.

"Na área da educação, entregamos duas quadras que permitirão que mais escolas do Estado tenham a prática poliesportiva. Estamos reformando duas escolas, incluindo a Universidade Aberta, que já funciona em parceria com a UFPI e a UESPI, para que tenha novos cursos. Estes são investimentos que garantem as condições de desenvolvimento para Piracuruca", ressaltou o governador Wellington Dias.