Antonino Freire realiza planejamento de 2017

A equipe gestora do Centro de Formação Antonino Freire está reunida nesta quinta-feira (22), fazendo o planejamento de 2017 e avaliando as ações desenvolvidas em 2016. O trabalho foi coordenado pelo diretor de Formação, Sebastião Ferreira, e contou com a colaboração de todas as equipes que, juntas, estão traçando uma proposta de trabalho a ser desenvolvida no próximo ano e que deve ser apresentada em forma de catálogo de cursos.

Dentro da proposta de trabalho para 2017, a diretora geral do Antonino Freire, Gildete Milu, explicou que dois dias (segunda e quarta) serão destinados à formação para as áreas de Ciências da Natureza  e Matemática, e dois dias (terça e quinta) serão destinados à Ciências Humanas e Linguagens.

Segundo Gildete, uma das novidades para o ano seguinte será a materialização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que já está sendo formatado pela equipe e que apresenta uma proposta voltada para a formação continuada dos profissionais da Educação da rede pública do estado do Piauí.  Outra mudança prevista para 2017, é a descontinuidade da oferta de novas turmas para os cursos profissionalizantes de Técnico em Secretaria Escolar e Técnico em Biblioteca Escolar. "Vamos apenas concluir as turmas que estão em andamento e focar na formação continuada, que é a proposta do Centro", explica a diretora.

Dentre as formações previstas para 2017, destacam-se: Prática de Ensino e Educação Inclusiva; Elaboração de Projetos de Educação Ambiental; a geometria e a álgebra  integrada à educação básica; Prática de Ensino de Língua Portuguesa; Literatura, Cinema e outras Linguagens; Cartografia Escolar; Um novo olhar sobre as ciências humanas e da natureza; Educação  do Campo e suas metodologias; Mediação de Conflitos nas Escolas; Redação Técnica Oficial; Libras; A educação infantil sob a perspectiva interdisciplinar,  curso de iniciação científica, dentre outros que serão apresentados em janeiro em um catálogo.

Além dos cursos de formação continuada, também está prevista a I Mostra de Pesquisa Científica dos Profissionais da Rede Pública do Estado do Piauí. A ideia tem como objetivo dar visibilidade aos trabalhos dos professores que se afastaram para fazer mestrado. "É uma forma de valorizar o que esses profissionais produziram durante o período em que estiveram no mestrado", diz Jaqueline Penha, do setor de afastamento.