Alunos do Pronatec de Altos e Alto Longá realizam Projeto Integrador

Os alunos dos cursos de Administração, Recursos Humanos e Segurança do Trabalho do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), da Unidade Escolar Pio XII, no município de Altos, realizaram nesta semana o Projeto Integrador- Pronatec e a Sustentabilidade Ambiental na Gestão dos 5R?s (Repensar, Reduzir, Recusar, Reutilizar e Reciclar).

Na oportunidade foram realizadas atividades educativas de preservação do meio ambiente na comunidade, a partir dos princípios dos 5R?s da sustentabilidade, envolvendo a equipe gestora, corpo docente e discente, onde foi realizado um mutirão de educação Ambiental de combate ao desperdício.

A ação teve como objetivo trabalhar junto aos alunos e a comunidades atividades educativas a fim de minimizar os problemas causadores de impactos ambientais no meio em que vivem, além de sensibilizá-los quanto à prevenção a Dengue, Chikungunya e o Zika vírus.

Para o diretor adjunto da escola, Paulo Santos, cuidar do futuro do meio ambiente é uma responsabilidade de todos. "Sabemos que o planeta enfrenta muitos problemas ambientais, e que na maioria das vezes são causados pela ação do próprio homem. Precisamos estar conscientes de que a solução de preservação ambiental gira em torno do conceito da política dos 5R’s," disse.

Durante o projeto foram desenvolvidas oficinas de reciclagem de papel e garrafas PET, além de palestras sobre água, energia renovável e combate a doenças. Os alunos visitaram o Açude Tranqueira e renovaram as margens com o plantio de árvores.

Pronatec em Alto Longá

OS alunos do Pronatec, dos cursos Técnico em Informática e Técnico em Administração ofertados pelo Centro Estadual de Educação Profissional Acrísio Veras, em Alto Longá, também realizaram a culminância do Projeto Integrador voltado a sustentabilidade e meio ambiente.

Na última sexta feira (16) na praça central da cidade, os alunos apresentaram trabalhos confeccionados com material reciclado, como roupa e acessórios. Na oportunidade foram distribuídas cestas básicas  e a assinatura de um documento onde a prefeitura se comprometeu a realizar uma coleta de lixo mais adequada e a mudança do atual lixão para um local mais afastado da zona urbana.