I Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa premia alunos da rede pública

Alunos da rede estadual e municipal de ensino receberam nesta sexta-feira (16), a  premiação da I Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (OLINPPI), um projeto da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semec) e Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Setenta e cinco escolas de Teresina, da rede estadual e municipal, inscreveram alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, 1ª, 2ª e 3ª série do ensino médio, além de estudantes na modalidade de ensino EJA (Educação de Jovens e Adultos) que produziram textos com o tema "Retratos do Nosso Povo", nos gêneros textuais: notícia, crônica e opinião.

Os alunos do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Didácio Silva: João Vitor Uchoa Bastos, Benício de Sousa Santos e Jorgea Karine da Silva Rosa foram os vencedores na categoria "Artigo de Opinião", com o primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.


Para João Vitor, o prêmio é o resultado de muita leitura e do gosto pela língua portuguesa. "Este ano li 14 livros, sempre me identifiquei com a disciplina e também pude contar com o auxilio da escola e dos professores para me preparar. Estou muito feliz em ter ganho e estar aqui hoje com minha família", disse.


Carlos Alberto Pereira, Superintendente de Ensino da Seduc, fez a entrega da medalha e do tablet aos alunos vencedores e destacou a importância de iniciativas como essa. "É de grande valia a parceria entre as instituições de ensino para a realização desta Olimpíada, evento que auxilia na preservação da nossa língua", afirmou.

De acordo com o presidente do Comitê Gestor da Olimpíada, Raimundo Dutra, a segunda edição da Olimpíada já está sendo pensada e deve se estender as escolas da rede pública de todo o Piauí no próximo ano. 

O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso, parabenizou todos os alunos que se inscreveram e afirmou que alguns textos serão selecionados e farão parte de uma publicação em homenagem a Uespi em seu aniversário.