Fórum elabora documento com orientações sobre políticas educacionais



As mudanças na legislação educacional, as variáveis que interferem na formação de professores, os desafios da formação inicial e continuada de professores foram alguns dos temas que ganharam destaque no I Fórum de Formação de Professores realizado pelo Centro de Formação Antonino Freire, durante esta semana. A partir do encontro foi elaborado um documento que servirá de orientações para as políticas educacionais no Estado. 


"Aqui tivemos subsídios para inovar na forma de trabalhar", diz a pedagoga Luciana Guedes da Silva. "Falar da formação inicial e continuada na formação de professores é muito importante.  Agora dá para encarar a realidade de uma maneira diferente e melhorar nossa prática, saindo do tradicional", afirma. 


De acordo com a professora Francisca Ferreira, um dos aspectos mais importantes do Fórum foi a abordagem feita sobre a avaliação. "Aqui ficou bem claro a importância da avaliação no trabalho do docente que deve levar em conta a história de vida do aluno. Não é apenas a questão quantitativa, mas também qualitativa", diz  a professora Francisca Ferreira dos Santos.