Bahia e Piauí vão criar Fórum permanente para articular políticas para educação no Nordeste



A Bahia propôs ao Piauí a formação de uma parceria para trabalhar a qualificação de professores entre os dois estados. A proposta surgiu do diretor do Instituto Anísio Teixeira, Severiano Alves, durante o I Fórum para Formação dos Profissionais da Educação do Piauí, realizado no Centro de Formação Antonino Freire durante esta semana. 


De acordo com Severiano Alves, trata-se de uma parceria acadêmica de atuação na política de formação de professores. "E como institutos podemos fazer uma articulação nacional para discutir essa proposta para que a partir de nosso programa possamos ser modelo nacional. Esse modelo formatado pela  Bahia já tem inclusive o aval do MEC, através da Secretaria Nacional de Articulação.  A secretaria esteve na Bahia e disse que o programa pode ser formatado nacionalmente", informou Severiano.  


Para Ana Sueli Teixeira de Pinho, que exerce a função de assessora acadêmica do Instituto Anísio Teixeira na Bahia, a iniciativa de fazer o Fórum foi muito importante porque criou-se um espaço de interlocução entre professores e gestores, professores da educação básica e do ensino superior de forma a se refletir qual é a política de formação dos profissionais da educação que se precisa de fato. "O que fizemos aqui foi refletir, do ponto de vista teórico, quais os avanços e desafios dessa formação e, sobretudo, a partir dos problemas apontados conseguimos encontrar alternativas para a definição de uma política que atenda à demanda da escola e ao mesmo tempo qualifique os profissionais para que eles possam progredir na carreira e melhorar seu desempenho em sua atividade profissional", explica Suei Pinho.   

Segundo a diretora geral do Centro de Formação Antonino Freire, Gildete Milu, a avaliação é positiva. "Nosso objetivo junto ao Instituto Anísio Teixeira é partir daqui para um Fórum permanente para articular políticas públicas para educação. A avaliação é muito positiva, pois já estão pedindo o segundo Fórum. Isso significa que alcançamos nosso objetivo. A partir de oficinas de trabalho foram apresentadas sugestões para elaborar um documento com orientações sobre os avanços e os desafios das políticas públicas educacionais", relata GIldete Milu.