Gerentes Regionais e Coordenadores de Ensino participam de capacitação do Jovem de Futuro

Com o objetivo de analisar os resultados das escolas e avaliar a situação em relação as metas de 2016, está sendo realizada nesta terça-feira (13) no auditório da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) mais uma Etapa N3 da Sistemática de Monitoramento e Avaliação de Resultados (SMAR) da ferramenta de gestão Jovem de Futuro.

A SMAR consiste em reuniões envolvendo diferentes instâncias de gestão para monitorar e avaliar os Indicadores de Execução do Plano de Ação; os indicadores estruturantes; a frequência dos estudantes; as aulas ministradas e os resultados das avaliações educacionais.

"A SMAR facilita a identificação das escolas que estão executando seu Plano de Ação e conseguindo resultados de aprendizagem e daquelas que estão em dificuldades para alcançá-los, além de permitir a articulação e o trabalho coordenado entre a instância e a realização da SMAR", esclarece o gerente do Ensino Médio, Eduardo Castelo Branco, destacando que dessa forma poderão ser desenvolvidas atividades e intervenções que subsidiem a tomada de decisões nas escolas que precisam corrigir rotas ou replanejar suas ações.

Seguindo a programação, cada Gerência Regional teve um momento de apresentação de Análise e Discussão dos Dados das Escolas obtidos através do Sistema de Gestão de Projetos (SGP). As pautas abordadas por cada GRE foram: Análise da execução das tarefas; Visitas técnica; Evolução dos indicadores estruturantes; Plano de ação; Sistematização; dentre outros.

A gerente da 1ª GRE, Safira Veras, iniciou sua apresentação com a análise dos dados das escolas obtidos desde a implantação da ferramenta de gestão Jovem de Futuro. "Muitos são os desafios, mas temos enfrentado cada um e estamos satisfeitos com os resultados alcançados. O  Jovem de Futuro faz toda diferença nas nossas escolas", afirma a gerente.

Ao final das apresentações está previsto uma avaliação geral das escolas pelos técnicos do Jovem de Futuro, abordando os pontos positivos e negativos da ferramenta de gestão.

A Etapa N3 da Sistemática de Monitoramento e Avaliação de Resultados (SMAR) é uma realização da Secretaria de Estado da Educação, através da ferramenta de gestão Jovem de Futuro em parceria com o Instituto Unibanco. Participam do encontro gestores da Seduc e a Dupla Gestora (Gerentes Regionais e Coordenadores de Ensino) das Gerências Regionais de Educação (GRE?s).