A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to initialize storage module: user (path: /home/seduc/domains/antigo.seduc.pi.gov.br/tmp)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/seduc/domains/antigo.seduc.pi.gov.br/public_html/index.php
Line: 320
Function: require_once

Estudantes da rede pública recebem gibis que explicam atribuições do Ministério Público

Estudantes da rede pública recebem gibis que explicam atribuições do Ministério Público


Os personagens da Turma da Mônica ajudarão estudantes da Rede Estadual de Ensino a entender o papel e as atribuições do Ministério Público. Crianças e adolescentes de 9 a 15 anos são o alvo da iniciativa, uma parceria entre o Ministério Público Federal e as Secretarias de Educação, que pretende distribuir 1 milhão de gibis elaborados pela Maurício de Sousa Produções nas escolas públicas estaduais e municipais.



O Ministério Público do Estado produziu 15 mil exemplares dos gibis "Turma da Mônica e o Ministério Público", a serem distribuídos nas escolas públicas piauienses. Os primeiros estudantes a receber a revistinha foram os da Unidade Escolar Dr. Agnelo Pereira da Silva, localizada no Dirceu I, na manhã desta quinta-feira (09).

O evento aconteceu com a presença de diretores, professores, alunos, do superintendente institucional da Secretaria de Estado da Educação (Supin/Seduc), José Barros Sobrinho, e da procuradora da Justiça, Raquel Normando, que na oportunidade ministrou uma verdadeira aula sobre a revista em pauta.



"As histórias da revista mostram aos alunos que o Ministério Público é um defensor dos interesses sociais e coletivos", frisa Raquel Normando. "No gibi ainda são destacadas questões referentes ao meio ambiente e à defesa do consumidor, além de conter explicações de como o cidadão pode fazer denúncias ao Ministério Público", completa.


 
Para Raquel, mostrar às crianças e adolescentes, por meio de quadrinhos, o papel exercido pelo Ministério Público, cria a possibilidade para aquisição de novos conhecimentos. "A ideia é que cada exemplar possa se multiplicar por três ou quatro. À mãe e ao pai, independentemente do grau de escolaridade, ou qualquer a pessoa com uma linguagem mais simples, que vão poder ler e conhecer a atuação do Ministério Público", explicou.



De acordo com o superintendente institucional da Seduc, José Barros, o principal objetivo é promover uma cultura de paz, conscientizando as crianças sobre a necessidade de evitar a violência. "Trabalhar o aspecto lúdico da comunicação é atualmente algo muito significativo. Precisamos estar mais perto do cidadão, dos jovens, adolescentes e crianças. Os gibis são, ainda, um bom instrumento para isso, pois possuem leitura rápida, lúdica e de fácil compreensão que toca a sensibilidade das pessoas", finalizou.