Robô que “lê mentes” é criado por Estudantes da Rede Estadual de Boqueirão do Piauí

O Ensino de Tempo Integral da Rede Estadual do Piauí segue revelando talentos com criatividade e soluções inovadoras dentro das escolas. Em Boqueirão do Piauí, estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Antônio dos Reis e Silva desenvolveram durante as aulas de robótica, o MagiNumTech, um robô capaz de “adivinhar” números pensados pelo público usando algoritmos matemáticos simples, uma mistura de tecnologia, lógica e um toque de mágica.


O projeto nasceu no Laboratório de Pesquisa em Informática (LAPIN) da escola, espaço dedicado à criação de projetos extraclasses, e foi criado pelos estudantes Samuel Sousa, Thailan Rocha e Wesley Façanha Pereira, da 2ª série do Ensino Médio integrado ao técnico de Desenvolvimento de Sistemas, e Alexandro de Sousa Rocha, da 3ª série do Ensino Médio integrado ao técnico Informática para Internet.

O professor orientador, Marcos Ramon, explica que a ideia é mostrar como conceitos de matemática e programação podem ser entendidos com leveza e encantamento. “A equipe criou códigos que permitem ao robô executar cálculos automáticos, interpretar entradas e apresentar resultados. Para quem está assistindo parece mágica, mas é matemática e programação funcionando com criatividade”, destacou.

O MagiNumTech foi desenvolvido usando simulações de circuitos e um Arduino Uno virtual, além de resistores, sensores, botões e protoboard digital. Todo o comportamento do robô foi construído a partir de testes, ajustes de lógica e experimentação. 


Para o estudante Samuel Sousa, participar de um projeto como esse transforma o aprendizado. “A gente aprende a montar, programar, resolver problemas, trabalhar em equipe e, quando vemos o robô funcionando, percebemos que estamos realmente criando algo. As aulas de robótica ajudaram também em outras disciplinas como matemática e física”, comentou.

Samuel e Thailan fazem parte de um dos times campeões do Seduckathon 2025 e embarcam para o intercâmbio educacional em Singapura no mês de janeiro, juntamente com o professor Marcos Ramon. A equipe venceu a competição com o projeto Edumoney, um aplicativo móvel para auxiliar a gestão consciente do benefício do Programa Pé-de-Meia.

O Secretário de Educação Washington Bandeira destacou que o ensino de tempo integral permite incluir disciplinas inovadoras na grade curricular, como a robótica, ampliando os conhecimentos e habilidades dos jovens.


“Projetos como este mostram exatamente o que buscamos com a educação em tempo integral, dar aos nossos estudantes oportunidades reais de aprender, criar e inovar. É essa revolução educacional que estamos vivendo no Piauí, acreditando no potencial da juventude e investindo para que cada estudante seja protagonista das próprias conquistas”, conclui.