SEDUC-PI recebe comitiva da Paraíba para intercâmbio sobre inovação educacional |
SEDUC-PI recebe comitiva da Paraíba para intercâmbio sobre inovação educacional
O Secretário Washington Bandeira recebeu nesta quarta-feira (01) a delegação da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba para um intercâmbio de experiências sobre o Programa Seduckathon. O encontro aconteceu na Sala de Situação da SEDUC Piauí, com a presença de superintendentes e gestores das duas secretarias.
Participaram pela Paraíba a chefe de gabinete Lígia Fernandes, a coordenadora do Programa Conexão Mundo Edith Larissa, a gerente executiva da SEGEP Neilze Correia e o gerente de Licitação da SEE/PB Denybergson Carvalho.
Em 2025, o Seduckathon alcançou números expressivos: quase 9 mil inscrições, número seis vezes maior que no ano anterior. Foram 125 equipes na fase de projetos e 35 finalistas na maratona. Ao todo, 100 estudantes de TI e 10 de Empreendedorismo conquistaram bolsas para intercâmbio em países como Alemanha, Coreia do Sul, China, Singapura, Portugal e Estados Unidos.
O Secretário Washington Bandeira destacou que a cooperação fortalece a liderança educacional do Piauí: “O Seduckathon é o ápice do super choque educacional e tecnológico. Essa troca de experiências mostra que a escola pública do Nordeste está na vanguarda, preparando jovens para criar, inovar e empreender. O Piauí hoje é pioneiro no ensino de inteligência artificial e já inspira outros estados”, relatou.
A chefe de gabinete da Secretaria de Educação da Paraíba, Lígia Fernandes, avaliou a experiência como fundamental para a integração entre as duas redes:
“Encontramos no Piauí um olhar inovador para o empreendedorismo, a informática e a robótica, que dialoga diretamente com políticas já em andamento na Paraíba. Temos programas como o Conexão Mundo e o Ouse Criar, que fomentam o empreendedorismo e a criatividade em sala de aula. A visita nos permite pensar em como agregar a experiência do Seduckathon às nossas iniciativas e ampliar a cooperação entre os estados.”
Mais de 120 mil estudantes da rede estadual participam atualmente de aulas de inteligência artificial, demonstrando o compromisso do Piauí com uma educação pública de qualidade, moderna e conectada.
A parceria com a Paraíba deve ampliar a troca de práticas pedagógicas e fortalecer a rede de escolas públicas do Nordeste, levando mais oportunidades aos estudantes e projetando a região como polo de educação tecnológica para o Brasil.