Com música, Estudantes Seduc de Buriti dos Montes se preparam para o SAEB

Há poucos dias para a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), as escolas da rede estadual vivem uma verdadeira mobilização. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançou a campanha Acelera SAEB, que está movimentando estudantes de todas as regiões do Piauí com simulados, gincanas e atividades lúdicas que tornam o aprendizado mais dinâmico e envolvente.

Um exemplo criativo vem do município de Buriti dos Montes. No CETI Antônio Deromi Soares, os alunos da 3ª série do Ensino Médio estão aprendendo ao som de sucessos musicais. A atividade batizada de SpotiSAEB transforma hits de artistas como Zé Vaqueiro e Léo Foguete em ponto de partida para analisar linguagem, metáforas, escolas literárias e interpretação de texto, tudo alinhado ao que será cobrado na avaliação.

“Eles se divertem, cantam e, ao mesmo tempo, aprendem. O resultado é um envolvimento muito maior com os conteúdos do SAEB”, conta a diretora Jakeline Marinho, idealizadora da dinâmica.

Para os estudantes, a experiência torna a preparação menos pesada. “A gente aprende de forma mais leve, porque mistura nossas músicas favoritas com o conteúdo da prova. Está sendo divertido e enriquecedor”, diz a aluna Lara Beatrice, da 3ª série.

A Gincana SAEB

As atividades fazem parte da Gincana SAEB 2025, que acontece até o dia 17 de outubro em todas as escolas da rede estadual. A competição inclui quizzes, jogos de tabuleiro, desafios em grupo e até caças ao tesouro educativas.

Além disso, as escolas estão produzindo vídeos criativos explicando a importância da prova e incentivando todos os estudantes a participarem.

As nove melhores escolas em cada Gerência Regional de Educação vão receber R$ 3 mil para apoiar a formatura dos concluintes de 2025. Ao todo, 189 escolas serão premiadas, em três categorias: maior crescimento no simulado, melhor nota no simulado e vídeo mais criativo.

Incentivos extras para toda a rede

O Governo do Estado também anunciou incentivos inéditos. Em 2026, todas as escolas que baterem a meta do IDEB vão garantir um 14º salário para os profissionais e os estudantes da 3ª série que fizerem a prova Saeb em 2025 nas escolas que alcançarem suas metas vão receber uma bolsa de R$ 1.600,00, equivalente a um salário mínimo.

Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o momento é de união de esforços para consolidar o Piauí como referência nacional em educação.

“O Piauí está construindo uma educação de qualidade, feita com muito esforço de professores, gestores, estudantes e famílias. Cada um tem um papel importante nessa caminhada e o engajamento de todos é o que vai garantir que cheguemos ainda mais longe”, afirmou.