Do Piauí para o mundo: Estudantes vencedores do Seduckathon recebem passaporte para intercâmbio em seis países

Amanda Arraes, 17 anos, aluna do CETI Nossa Senhora do Patrocínio, em Pio IX, está prestes a viver uma experiência inédita. Ao lado de colegas, ela embarca em agosto para Lisboa, Portugal, onde fará uma imersão em tecnologia e inovação no centro Tumo, referência internacional na formação de jovens em programação, design e robótica.

Foto: Willame Lucas

A viagem faz parte do programa de intercâmbio promovido pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Educação. Nesta quarta-feira (23), os estudantes vencedores do Seduckathon 2025 — o maior hackathon de programação e empreendedorismo de escolas públicas do mundo — começaram a receber seus passaportes. Eles embarcarão para seis países: Portugal, Estados Unidos, Alemanha, China, Singapura e Coreia do Sul.

“É a chance de viver algo que eu só via pela internet. Quero voltar com mais conhecimento e mostrar para minha comunidade que é possível sonhar grande”, diz Amanda, emocionada.

Foto: Letícia Santos

Além do grupo de Pio IX, também receberam seus passaportes os estudantes do CETI Waldemar de Moura Santos, de Caldeirão Grande do Piauí, CETI Professora Angelina Mendes Braga, de Pedro II, e do CETI José Narciso da Rocha Filho, de Piripiri.

Uma dos cinco estudantes da equipe do CETI José Narciso da Rocha Filho que vai à Coreia do Sul, Vitorya Soares mal pôde conter a empolgação ao receber seu passaporte. Para ela, o sonho de viver o intercâmbio no país que sempre sonhou vai se materializando a cada nova etapa.

Foto: Letícia Santos

“Significa um novo capítulo da minha vida. Eu nunca imaginei que estaria recebendo um passaporte tão cedo. É como se um sonho tivesse se realizado e eu percebesse que a viagem está cada vez mais próxima. É realmente um sonho que vai se realizando passo a passo e poder ver minha foto no documento aumenta ainda mais minha expectativa”

Ao todo, 130 estudantes e 26 professores da rede pública estadual foram contemplados com a viagem. O programa inclui ainda 20 alunos com os melhores desempenhos acadêmicos, escolhidos de diferentes regiões do estado. Todos os custos da viagem são integralmente cobertos pelo Governo do Piauí.

Do município de Vila Nova do Piauí, João Victor Leal, estudante do CETI Luís Ubiraci de Carvalho, está de malas prontas para os Estados Unidos. “Sempre sonhei em sair do país. Nunca imaginei que a escola pública me levaria tão longe”, diz. Já Matheus Xavier, do CETI Francisca Pereira de Sousa Moraes, embarca para a Alemanha. “Conhecer outro país, falar outra língua e acessar tanta inovação vai mudar minha vida”, afirma.

Foto: Willame Lucas

O Seduckathon 2025 envolveu mais de 9 mil estudantes, com 35 equipes finalistas. Os projetos premiados foram desenvolvidos por alunos com orientação de professores, e trataram de temas como meio ambiente, educação, empreendedorismo e soluções tecnológicas para comunidades locais.

“Este intercâmbio é muito mais do que uma viagem internacional. É uma política pública estruturada, que traduz a visão da Educação como ferramenta de transformação real e duradoura. Estamos preparando nossos jovens para o mundo, conectando talentos piauienses às melhores experiências e centros educacionais do planeta. É o Piauí na vanguarda de uma Educação pública de excelência, que forma profissionais com as competências que o mercado exige”, afirma o secretário da Educação, Washington Bandeira.