Turismo Escolar: Seduc leva 400 alunos a espetáculo histórico na Serra da Capivara

Cerca de 400 alunos da rede estadual do Piauí assistirão a uma ópera ao ar livre, em meio às cavernas e paredões do Parque Nacional da Serra da Capivara. A experiência, marcada para este domingo (27), faz parte do Projeto Turismo Escolar, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI) em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur), que transforma roteiros culturais em extensão da sala de aula.

Os estudantes vêm de escolas de tempo integral dos municípios de Canto do Buriti, São Raimundo Nonato e Coronel José Dias, no sul do estado. O destino é o Festival Ópera da Serra da Capivara, onde será encenada uma versão adaptada do clássico O Fantasma da Ópera, ambientada no sertão piauiense e enriquecida com música, dança, acrobacia e elementos da cultura local.

“Vai ser a primeira vez que vejo um espetáculo assim. A gente escuta falar do parque, mas nunca imaginei estar dentro dele para aprender desse jeito”, conta Maria Clara Rodrigues, estudante do Ceti Maria Chaves.

A proposta vai além do passeio. Os alunos participam de atividades pedagógicas antes e depois da viagem, com foco em arte, história, meio ambiente e identidade cultural. A vivência será registrada em vídeo e transformada em conteúdo para aulas da plataforma do Canal Educação, como videocasts e material audiovisual complementar ao currículo disponível para todos os estudantes e professores da rede estadual.

“O Tempo Integral amplia o tempo que os estudantes passam na escola, mas também amplia as oportunidades de aprender de um jeito diferente, mais interativo e lúdico. Quando o conteúdo sai do livro e vira experiência, o aprendizado é mais duradouro. E o Turismo Escolar traduz isso: o aluno aprende vivendo”, afirma o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

O projeto Turismo Escolar já levou mais de 1.500 estudantes a 14 destinos educativos no estado, incluindo sítios arqueológicos, trilhas ecológicas, centros históricos e manifestações populares. Todos os roteiros são integrados aos conteúdo do Ensino Médio, em um modelo de ensino que valoriza o território, o protagonismo juvenil e o repertório cultural.