Secretário Washington Bandeira debate prioridade para Primeira Infância em Seminário da Educação Infantil do Piauí

Com o compromisso de fortalecer a educação desde os primeiros anos, o Secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira, abriu nesta quinta-feira (24), em Teresina, o Seminário da Educação Infantil do Piauí. O evento, que segue até sexta-feira (25), no Auditório Babaçu do Blue Tree Hotel, reúne gestores, educadores e especialistas de todo o país para debater os caminhos da educação na primeira infância.


Organizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Pacto pelas Crianças do Piauí, o Seminário tem como tema central: "Qual a Agenda Prioritária da Educação Infantil no Piauí?"

Logo na abertura, o Secretário reafirmou a importância da cooperação entre Estado e Municípios para garantir políticas públicas mais eficazes para as crianças. “O Piauí já apresenta resultados históricos na Alfabetização na Idade Certa, na ampliação de vagas em creches e na inclusão de alunos com deficiência. Mas precisamos avançar mais. E isso só será possível com o engajamento ativo dos municípios. Este seminário é o espaço ideal para esse alinhamento”, destacou.


Alinhando estratégias e fortalecendo redes

Na mesa de abertura, além de Washington Bandeira, participaram a Primeira-dama e Coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Dra. Isabel Fonteles, e o Auditor de Controle Externo do TCE, Gilson Araújo. Todos reforçaram o papel da primeira infância como base para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e com oportunidades reais desde os primeiros anos de vida.

Com uma programação intensa, o Seminário inclui mesas técnicas, palestras e oficinas com foco em Formação de Professores, Financiamento da Educação Infantil e melhorias na Infraestrutura Escolar.


Parceria que gera resultados

Para Érica Graziela Benício, presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Domingos Mourão, o momento é de somar forças. “Os municípios precisam se apropriar das políticas públicas e adaptá-las às suas realidades. Com o apoio técnico da Seduc e do Pacto pelas Crianças, podemos garantir um ensino que respeite o ritmo, os direitos e o protagonismo de cada criança”, afirmou.

Educação Infantil como prioridade

O Piauí vem avançando nos indicadores de acesso e qualidade na Educação Infantil. A proposta do Seminário é justamente reforçar esse caminho, criando um ambiente de escuta, troca e pactuação para enfrentar os desafios ainda existentes.

“A primeira infância é o início de tudo. Investir nessa etapa é investir em um futuro melhor para o nosso estado. Com iniciativas como essa, o Piauí reafirma seu compromisso com uma educação pública que começa cedo, com base sólida, e segue firme no propósito de não deixar nenhuma criança para trás.”, concluiu Washington Bandeira.